Chega ao mercado o mais completo livro sobre os rios e águas interiores do Brasil

Lançado na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro, o livro “O Valor dos rios: o uso sustentável das águas interiores do Brasil” chega ao mercado como o maior e mais completo estudo sobre diversas dimensões de valor dos rios brasileiros que, segundo a NASA, somam 12% das águas doces disponíveis no planeta.

Atualizado em 10/12/2025 às 18:12, por Redação Envolverde.

Capa do livro O valor dos Rios

Chega ao mercado o mais completo livro sobre os rios e águas interiores do Brasil São Paulo, 4 de dezembro de 2025 Com Prefácio da Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva e Introdução do ex-Ministro da Marinha Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior e do Coordenador do PEM Sudeste, Prof. André Panno Beirão, o livro “O Valor dos rios” publica um retrato vibrante dos rios brasileiros em diversas dimensões de valor como na história, cultura, agricultura, energia, transportes, geopolítica e turismo. 

Lançado na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro, o livro “O Valor dos rios: o uso sustentável das águas interiores do Brasil” chega ao mercado como o maior e mais completo estudo sobre diversas dimensões de valor dos rios brasileiros que, segundo a NASA, somam 12% das águas doces disponíveis no planeta. Feito com o apoio da Marinha do Brasil, o livro é objetivo, elegante e agradável de ler e foi endereçado para formadores de opinião, gestores públicos e privados, investidores e pessoas em geral. 

Como uma mensagem positiva no pós COP30, em 226 páginas em papel couchê 150 gr e com centenas de fotos, mapas, infográficos e a opinião de mais de 80 entrevistados, “O Valor dos rios” faz um retrato dos milhares de rios, lagos e lagoas do país; dos 27 aquíferos de grande porte que podem sustentar a humanidade por centenas de anos; dos “rios voadores” e sua relevância para a agricultura e as exportações de alimentos; a relevância nas mudanças climáticas globais e tudo sobre a concessão de hidrovias, investimentos em preservação e portos. 

Mapa das Bacias Hidrográficas do Brasil

O livro completa a mais importante trilogia de livros sobre os recursos naturais do Brasil publicada pela Essential idea Editora na Coleção Brasil Natureza de Valor: “O valor das florestas”, de 2010, “O valor do mar”, de 2018 e agora, o “O valor dos rios”. “O Valor dos rios” foi produzido com o patrocínio da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Ambipar, Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Kincaid – Mendes Vianna Advogados e Wilson Sons, utilizando incentivo fiscal da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

Mensagem da Ministra Marina Silva A Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva escreve um belo Prefácio no livro sobre a educação pelas águas, do qual destacamos: “Saúdo a iniciativa da trilogia da Editora com livros sobre “O valor das florestas” e “O valor do mar” e que agora se completa com “O valor dos rios” e colabora para tornar nosso país cada vez mais consciente da necessidade de proteger os seus tesouros naturais. Vivi toda a minha infância na floresta, perto dos igarapés e das vertentes que enriquecem e umedecem a floresta.”

Mensagem do Almiranter Ilques O Alte. de Esquadra Ilques Barbosa Junior, ex-Ministro da Marinha e um dos Organizadores, escreve na Introdução do livro O valor dos rios do Brasil: “Para ampliar a integração nacional, devemos transformar rios em outros São Franciscos, atribuindo prioridade na ampliação dos atuais 20 mil quilômetros de hidrovias navegáveis para cerca de 63 mil quilômetros, que podem ampliar a contribuição do desenvolvimento nacional, além de atendimento diferenciado em questões de sustentabilidade. Assim, as vantagens comparativas do Brasil, especialmente no comércio exterior, serão pautas de um menor impacto ambiental, aumento da capacidade de carga, redução de custos do frete, menores riscose eficiência em longas distâncias” 

Mensagem de André Panno Beirão O Capitão de Mar e Guerra, Coordenador do PEM Sudeste e um dos Organizadores do livro escreve na Introdução “Este livro foi concebido para agregar tanto o conhecimento popular, local, suas peculiaridades regionais, quanto sua imensa contribuição no papel de integração nacional e desenvolvimento social e econômico do imenso continente Brasil! Além disso, muitas informações e dados científicos foram buscados, em linguagem clara e direta, com o objetivo de crescer – perdoem o neologismo – “mentalidade ribeirinha”! Se o país fosse um corpo vivo, certamente, esses rios seriam as veias e artérias que sustentam seu oxigênio!”

O livro já está disponível no site da editora - https://www.essentialidea.com.br/ e deverá ter uma edição em Inglês, no ano de 2026. 
Contato: Rogerio Ruschel, Fone/Zap +55-11-999-743-187 – rogerioruschel81@gmail.com

Ficha técnica O Valor dos rios: o uso sustentável das águas interiores do Brasil 
Preço sugerido- R$ 200,00 

Envolverde


Leia também: