EcoNordeste - Consórcio Nordeste lança Plano de Transformação Ecológica
O Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica (PTE-NE) foi lançado na tarde desta terça-feira, no Espaço Cities and Regions Hub (Zona Azul) da COP30. Ele visa integrar políticas públicas, inovações, finanças sustentáveis e justiça climática para orientar uma transição ecológica com base nas vocações regionais e na valorização dos saberes e ativos do território.
O presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou que o próximo passo é conseguir financiamento para executar o Plano | Foto: Isabelli Fernandes

O Plano destaca que as potencialidades naturais, culturais e produtivas conferem à Região um papel de protagonismo na transformação ecológica do País. Com uma das matrizes energéticas mais renováveis do mundo e uma rica sociobiocultura, o Nordeste reúne condições únicas para liderar um modelo de desenvolvimento regenerativo, inclusivo e de baixo carbono.
O presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou que o próximo passo é conseguir financiamento para executar o Plano. Ele ainda ressaltou que nenhuma política brasileira pode deixar de destinar 14% para essas ações. Ele tirou essa taxa do PIB estagnado da região que, na sua opinião, deveria ser de 27%: “com menos que isso, teremos ampliação da desigualdade regional”.
O Plano foi produzido por diversas mãos, com a condução da equipe do Consórcio Nordeste. Ele pretende territorializar e aprofundar, no contexto nordestino, o Plano de Transformação Ecológica Nacional (PTE), lançado em 2023 pelo Ministério da Fazenda. O material foi construído de forma participativa com 515 pessoas, 47 propostas, 11 oficinas e 324 ações prioritárias. O Ministério da Fazenda e a Open Society Foundations apoiaram a sua construção.
O lançamento contou com a presença de diversas autoridades, principalmente da região, entre elas a governadora do Rio Grande do Norte e ex-presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Leite e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes.
Leia Mais:
Esta reportagem foi produzida por Eco Nordeste, por meio da Cobertura Colaborativa Socioambiental da COP 30. Leia a reportagem original em: https://agenciaeconordeste.com.br/sustentabilidade/consorcio-ne-plano-ecologico





