ESPALHA: plataforma para iniciativas de Cultura e Justiça Climática
C de Cultura e Outra Onda Conteúdo lançam plataforma com coletânea e premiação para promover e fomentar iniciativas culturais que integram Cultura e Clima, compartilhando saberes e fazeres de diferentes territórios. 7 iniciativas serão contempladas com R$ 10 mil. .
O Espalha é uma plataforma que busca dar visibilidade e reconhecimento para iniciativas culturais que transformam seus territórios por meio da relação entre Cultura e Clima, com arte, cultura, tradições, educação popular ou ações comunitárias. Além de mapear e fomentar iniciativas, o Espalha é uma plataforma de articulação e incidência, que pretende inspirar políticas públicas voltadas ao enfrentamento da crise climática, que contemplem essa diversidade de manifestações, que representam os modos de vida que resistem e se reinventam em diferentes regiões do Brasil.
O Espalha nasceu da pesquisa pioneira Cultura e Clima, realizada em 2024 pelo C de Cultura e pela Outra Onda Conteúdo, em parceria técnica com o Instituto Veredas. A pesquisa integra a cultura à agenda climática global, destacando as principais evidências nacionais e internacionais que existem sobre a conexão das agendas e os principais caminhos e obstáculos encontrados para o desenvolvimento de políticas e programas de Cultura e Clima.
Dentre os principais achados, a pesquisa aponta os impactos profundos e crescentes das mudanças climáticas sobre o setor cultural brasileiro, mas evidencia também como esse campo pode ser um poderoso agente de transformação no enfrentamento aos desafios climáticos. Acesse aqui a pesquisa para saber mais: https://culturaeclima.com.br/
Agora, com a Plataforma Espalha, o objetivo é ampliar o alcance dessa pauta, fortalecer redes locais, estimular políticas públicas e mobilizar recursos para iniciativas que unem cultura, cuidado com o território e justiça climática, sejam elas criadas por coletivos comunitários, artistas independentes, grupos culturais, mestres e mestras de saberes ou organizações da sociedade civil.
Como participar
O Espalha contempla a participação de iniciativas de duas maneiras possíveis: a Coletânea e o Prêmio Espalha.
Na Coletânea Espalha podem se cadastrar iniciativas que mobilizam arte, ancestralidade, cultura, cuidado ambiental, economia criativa, comunicação popular, espiritualidade, agricultura e muito mais. Aqui cabem desde espetáculos teatrais que falam da relação com a floresta, oficinas de moda sustentável, exposições sobre memória e ancestralidade, até rádios comunitárias, ações de agroecologia, encontros de cura e espiritualidade, formações populares, intervenções urbanas ou ações de defesa territorial.
O que é preciso para participar da Coletânea:
- A iniciativa deve ter caráter cultural e dialogar com questões ambientais, climáticas ou territoriais;
- Pode ser conduzida por coletivos, artistas, grupos locais, mestres e mestras, instituições, entre outros;
- Iniciativas formais e informais, de diferentes regiões e biomas, são bem-vindas;
- A atuação pode ser contínua ou pontual, desde que demonstre impacto positivo e conexão com o território.
O Prêmio Espalha valoriza experiências que integram Cultura e Clima a partir de diferentes territórios, linguagens e formas de mobilização. Serão reconhecidas 7 iniciativas que já vêm atuando com impacto em seus contextos. Cada premiado receberá R$10 mil como apoio financeiro. A premiação contempla 5 categorias: Povos Indígenas, Comunidades Quilombolas, Votação Popular, Amazônia e Mata Atlântica. Cada iniciativa poderá se inscrever em apenas uma categoria. Escolha aquela que melhor representa o seu território, identidade ou campo de atuação.
A seleção das iniciativas premiadas será feita por um júri diverso e especializado, formado por lideranças culturais, pesquisadores, artistas e ativistas com forte atuação nos campos da Cultura e do Clima. As inscrições ficarão abertas até o dia 06 de setembro de 2025 e o resultado da premiação está previsto para outubro de 2025.
Serviço:
Inscrições para o Prêmio Espalha: até 06 de setembro de 2025
Link para inscrições e regulamento: https://espalha.culturaeclima.com.br/
Redes sociais: @cdeculturabrasil e @outraondaconteudo
Mais informações: mobilizacao@cdecultura.com.br
Sobre o C de Cultura:
O C de Cultura tem como missão valorizar a diversidade cultural dos biomas brasileiros, atuando em rede, promovendo encontros e fomentando a colaboração, para melhorar a vida das pessoas. A partir das diferentes expressões da cultura, provocar encontros que ampliem a consciência sobre as conexões entre o mundo rural e o urbano, entre culturas tradicionais e contemporâneas, fortalecendo identidades e valorizando modos de vida que favoreçam o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.
Sobre a Outra Onda:
A Outra Onda Conteúdo cria histórias e experiências inovadoras que engajam pessoas em soluções globais. Acredita que a transformação acontece a partir das conversas e ações, e para isso é necessário um movimento, para influenciar, co-criar e gerar empatia. É uma empresa voltada a criar projetos narrativos e propor soluções criativas para impactar pessoas.





