/apidata/imgcache/8a6395b1b999c7cd84ec0fd1daa0f080.jpeg?banner=top&when=1764909167&who=161

Nexo - Como a adaptação climática aparece nas discussões da COP30

Mariana Vick - Países iniciam negociações sobre indicadores, financiamento e outros pontos que podem contribuir para implementação de ações na área. O ‘Nexo’ conversou com observadores que acompanham as conversas

Atualizado em 12/11/2025 às 19:11, por Redação Envolverde.

Pessoas na plenária da COP30

Autora: Mariana Vick

A adaptação climática é um dos principais itens da pauta de negociações da COP30, a conferência sobre mudança do clima da ONU, que começou na segunda-feira (10) em Belém. Os países devem decidir sobre tópicos ainda em aberto no Acordo de Paris. Se acordados, eles podem caminho para a implementação dessa agenda. 

Negligenciada na maioria das COPs, a adaptação é importante para proteger vidas e prevenir outros danos causados pela mudança climática. O tema costuma dividir países desenvolvidos e em desenvolvimento — estes, os mais afetados por eventos extremos do clima. As negociações sobre o tema na COP30 começaram com divisões inesperadas, mas seus resultados são incertos.

Neste texto, o Nexo explica o que é adaptação climática, o que o Acordo de Paris diz sobre o tema e quais tópicos entraram na agenda de negociações da COP30. Mostra também quais são os desafios já identificados nas conversas e quais são as expectativas da sociedade civil para o resultado do evento. 

Leia Mais:

Esta reportagem foi produzida por Nexo, por meio da Cobertura Colaborativa Socioambiental da COP 30. Leia a reportagem original em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2025/11/12/cop30-adaptacao-climatica-debate-entre-paises 

Envolverde