Noticias

Nova iluminação do Santuário Cristo Redentor terá 68% de redução no consumo de energia

Investimentos na iluminação também garantem aumento da nitidez e melhor definição nas cores nas projeções realizadas no monumento

O Santuário Cristo Redentor acaba de receber um novo sistema de iluminação capaz de reduzir em 68% o consumo de energia. Lançado oficialmente nesta quinta-feira (17/03), em cerimônia no alto do Morro do Corcovado, a primeira fase do projeto “90 Anos de Luz” contempla o novo sistema luminotécnico do monumento, que vai garantir maior definição das imagens projetadas na imagem do Cristo, além de permitir o uso de novas cores.

A nova iluminação faz parte de uma série de homenagens e benfeitorias que vêm celebrando os 90 anos do monumento desde o ano passado. O número de refletores foi reduzido de 280 para 142, mas com um aumento da eficiência luminosa, o que garante maior produção de luminosidade e estabilidade da luz. Ao todo, o consumo do novo parque de iluminação será de 9.900 watts, uma redução de 68 % em relação ao antigo.

Outro recurso utilizado para evitar desperdícios no consumo de energia é um software que gerencia os horários para ligar e desligar a iluminação de forma automática. Além disso, a tecnologia LED aplicada é mais sustentável, uma vez que componentes como alumínio e chips eletrônicos, podem ser reciclados em mais de 90% da sua composição.

O gerenciamento do novo sistema permite também que o controle da iluminação seja realizado tanto do próprio monumento como remotamente, por um smartphone. Isso torna possível, por exemplo, a programação do acionamento da iluminação do Santuário em uma série de ações culturais, religiosas e temáticas integradas ao projeto 90 anos de luz. As importantes campanhas “Outubro Rosa”, “Novembro Azul” e “Dia Internacional da Mulher”, por exemplo, já se tornaram iluminações especiais aguardadas pelos moradores da cidade. O patrocínio da Enel Distribuição Rio foi viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e vai durar até abril de 2023.

Para o Country Manager da Enel no Brasil, Nicola Cotugno, o patrocínio à iluminação do monumento ao Cristo Redentor reafirma a conexão entre Itália e Brasil e a ligação entre a empresa e a cidade do Rio de Janeiro, que passou a abrigar, no segundo semestre de 2021, os escritórios da empresa no Estado, localizados na região portuária.

“O monumento do Cristo foi iluminado pela primeira vez em 1931, a partir de um impulso elétrico disparado de Roma, a 10 mil quilômetros de distância, onde fica a sede do Grupo Enel. Para nós, este patrocínio que torna a iluminação ao Cristo Redentor mais eficiente é muito simbólico e renova a conexão entre os dois países. É um abraço no Rio que se estende a todo o Brasil, especialmente aos mais de 18 milhões de clientes da Enel. E reafirma o nosso compromisso em contribuir para a eletrificação das cidades. Queremos seguir contribuindo para que as cidades sejam cada vez mais sustentáveis e inteligentes”, afirma Nicola.

Segundo Padre Omar, fortalecendo as boas práticas sustentáveis, o Santuário Cristo Redentor tem atraído importantes parcerias na implantação de tecnologias inovadoras.

“Nosso Santuário sempre disruptivo está em conformidade com as melhores práticas, posicionando com excelência nosso símbolo maior no cenário internacional”, evidencia o reitor do Santuário.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Crédito da imagem destacada:  Antonio Pinheiro

#Envolverde