Empresas

O poder está nas mãos de quem faz

Leda Böger: "Nós somos a Consul ao lado da mulher. Esta é a nossa missão, este é o nosso trabalho."
Leda Böger: “Nós somos a Consul ao lado da mulher. Esta é a nossa missão, este é o nosso trabalho.”

Por Juliana Guarexick da Envolverde –

Consul incentiva o empreendedorismo feminino e reconhece empreendimentos de 8 estados brasileiros.

Você já teve a experiência de plantar uma semente e depois de algum tempo vê-la florescer e dar frutos saborosos? A sensação é similar à emoção vivida pela equipe do Consulado da Mulher e parceiros em cerimônia solene realizada na noite de 22 de setembro. O evento celebrou a 4ª edição do Prêmio Consulado da Mulher de Empreendedorismo Feminino e reconheceu dez projetos vencedores, escolhidos entre os 128 inscritos em 2016.

Desde 2012, a ação social da Marca Consul trabalha na transformação social por meio do incentivo ao empreendedorismo para mulheres de baixa renda e escolaridade, que vivem em comunidades vulneráveis na periferia das grandes cidades ou em áreas rurais de todo o Brasil. As ações do Consulado da Mulher já impactaram mais de 34 mil pessoas, e, em 2015, mais de 1.200 mulheres geraram renda e faturamento na ordem de R$ 6,5 milhões.

Projetos Vencedores da 4ª edição do Prêmio Consulado da Mulher.
Projetos Vencedores da 4ª edição do Prêmio Consulado da Mulher.

 

“A proposta não é dar o peixe, mas é ensinar a pescar. A gente dá a vara, ajuda com o ferramental, qualifica na gestão do empreendimento, mas o sucesso vem da dignidade do trabalho de cada uma”, explica Leda Böger, diretora-executiva do Instituto Consulado da Mulher. A 4ª edição do Prêmio Consulado da Mulher contemplou 10 projetos com R$ 10 mil para investimento na infraestrutura dos negócios, assessoria técnica por um período de 24 meses e eletrodomésticos Consul para ampliar sua capacidade produtiva.

Veja no vídeo abaixo depoimentos de empreendedoras apoiadas pelo Consulado da Mulher.

O Consulado da Mulher possui uma metodologia própria, certificada pela Unesco por sua eficácia e potencial de replicabilidade. A entidade atua em lugares onde o empreendedorismo não é apenas uma questão de escolha, mas muitas vezes uma questão de sobrevivência. “O trabalho social não é embasado na competitividade e sim na cooperação. São valores diferentes, premissas diferentes. Não tem como não se apaixonar”, expressa Leda.

Luiza Helena Trajano palestrando: "O que vocês trouxeram pra nós hoje nada mais é do que uma grande lição da beleza deste país."
Luiza Helena Trajano palestrando: “O que vocês trouxeram pra nós hoje nada mais é do que uma grande lição da beleza deste país.”

Os 10 empreendimentos premiados na noite do dia 22, foram representados por mulheres de diferentes sotaques e estilos, que subiram ao palco emocionadas: “O financeiro é só um detalhe nessa história toda”, “Estamos sendo tratadas a pão de ló”, “Um tempo atrás disseram pra mim que eu não era nada. Mas hoje eu saio daqui uma nova mulher!”, declaram elas.

Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, fechou a noite com uma palestra inspiradora. “O mundo a cada 150 anos passa por um grande processo de mudanças de pensamento. Como é que a gente pensa? Primeiro quem tinha poder no mundo era quem tinha força física. Depois quem tinha o poder é quem tinha dinheiro. Hoje quem tem o poder? É quem faz o que vocês estão fazendo. É quem tem conhecimento e faz acontecer”, declara.

A cápsula reuniu jornais, revistas e boletins do município e da empresa com o registro das questões ambientais da época.
A cápsula reuniu jornais, revistas e boletins do município e da empresa com o registro das questões ambientais da época.

Compromissos além do tempo

Na quarta-feira, 21 de setembro, utilizando como marco o Dia da Árvore, a Unidade Rio Claro da Wrilpoll Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAind, apresentou informações históricas sobre a preservação ambiental, sociedade e cidadania na empresa e no município ao abrir uma cápsula do tempo, plantada em seu jardim, em 2001.

A ação foi idealizada justamente no ano em que a cidade de Rio Claro inaugurava seu primeiro aterro com vala para resíduos industriais. “Hoje, a Whirlpool tem orgulho de não enviar qualquer tipo de resíduos industriais e domésticos para aterros, em uma atitude 100% sustentável de tratamento adequado do que é gerado em suas operações”, comenta Vanderlei Niehues, diretor e sustentabilidade e assuntos regulatórios da Whirpool Latin America.

Durante o evento do dia 21, a companhia firmou um novo compromisso com as futuras gerações. “Em uma nova cápsula do tempo depositamos nossos objetivos de sustentabilidade até 2022, com seis macrometas globais, entre elas: alcançar 90% de transparência na composição de materiais até 2020; reduzir o consumo de energia e água em 15% nas manufaturas, levar a meta de zero resíduos para todas as fábricas da Whirlpoll no mundo, aprimorar o desempenho dos processos com foco em reduzir as emissões de carbono e ampliar os resultados e a visibilidade do Instituto Consulado da Mulher”, explica Vanderlei.

Lideranças da Whirlpool e o jardineiro Zezinho, que plantou a cápsula há 15 anos, seguram a nova cápsula que será revelada em 2022.
Lideranças da Whirlpool e o jardineiro Zezinho, que plantou a cápsula há 15 anos, seguram a nova cápsula que será revelada em 2022.

“Na hora que você coloca o problema na mesa fica muito mais fácil lidar com ele, desde que você reconheça que você é parte importante nesse circuito. E é isso que a gente reconhece. A Wrilpool pode ser impactante no meio ambiente, na sociedade de boa ou de má forma. A gente prefere a boa forma porque protege as marcas, protege as pessoas, protege o negócio”, finaliza Armando Ennes do Valle Jr, vice-presidente da Whirlpool.

Para mais detalhes dessas e outras iniciativas, acesse aqui o último Relatório Global de Sustentabilidade da Whirlpool.

(#Envolverde)