A McKinsey & Company lançou na última semana um estudo global inédito de educação baseado em microdados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A pesquisa traz conclusões importantes sobre os fatores que influenciam o desempenho dos estudantes na prova do PISA, que é aplicada a cada três anos a jovens de 15 anos de diversos países desde 2000. Em 2015, a prova foi aplicada a 540 000 estudantes em 72 países. O estudo elencou cinco fatores que têm alto impacto no desempenho escolar dos alunos: (i) a motivação pessoal (mentalidade), (ii) a combinação adequada de orientação do professor e investigação própria na prática do ensino, (iii) o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) como ferramenta pedagógica pelos professores, (iv) o aumento da jornada escolar e (v) a educação infantil. Leia a íntegra da pesquisa. (Envolverde)
ODS4
ODS4 - Estudo aponta os fatores que influenciam o sucesso escolar na América Latina
ODS 4
Prefeitura de SP está com matrículas abertas para a EJA - 2024
Os cadastros podem ser feitos nas escolas durante o ano todo A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação – SME, está com matrículas abertas para aqueles que estejam interessados em retomar os estudos no Ensino Fundamental. Durante todo o ano letivo é possível realizar a matrícula para frequentar uma das […]
Sociedade
USP lança masterclass em Identidade e Cidadania Digital
Inscreva-se para o lançamento – quinta-feira, 5 de outubro às 18h Quer entender melhor as transformações que a cultura digital traz para nossas vidas e ainda se conectar com a Rede Atopos? Faça sua inscrição agora e receba todas as novidades! O lançamento será na próxima quinta-feira (5), às 18h, numa live com alguns professores e […]
Sociedade
O papel das escolas na formação consumidores mais sensíveis e conscientes
A arte é uma forma de interpretar e representar a realidade, um movimento na dialética da relação do homem com o mundo exterior, e nada melhor que ela comece a fazer parte do dia a dia das crianças desde a Educação Infantil. E esse movimento de unir o desenvolvimento do pensamento e das habilidades artísticas […]
Sociedade
Em Corumbá, Moinho Cultural luta pela cooficialização da língua espanhola
Ideia foi proposta pela conselheira da instituição e professora do curso de Letras da UFMS, Suzana Mancilla Barreda O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano tem defendido, em Corumbá, que a língua espanhola seja cooficializada no município pantaneiro, que faz fronteira com a Bolívia e Paraguai. Na última semana, a diretora-executiva do Moinho Cultural e integrante do […]
Noticias
Exposição Araetá: A Literatura dos Povos Originários traça panorama sobre a produção literária de autores indígenas
Idealizada por Selma Caetano, que compartilha a curadoria com Ademario Ribeiro Payayá, Kaká Werá Jecupé, Cristina Flória e Richard Werá Mirim, a mostra ocupa diferentes espaços do Sesc Ipiranga até o dia 17 de março de 2024, dá visibilidade a cosmovisões de mais de 50 povos, presta tributo a Davi Kopenawa e destaca a contribuição fundamental dos escritores […]
Sociedade
As incongruências de não aderir ao PNLD
Por Stephanie Kim Abe, Cenpec – Entenda por que a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo tem sido criticada por não aderir ao PNLD e como essa decisão afeta estudantes e docentes Desde que passou a ser de conhecimento público que a Secretaria Estadual da Educação de São Paulo (Seduc-SP) decidiu não aderir ao […]