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PepsiCo reduz 926 toneladas de CO2 em sua frota e inova com carroceria sustentável

Ao todo, 100 veículos circularão pelo país com a carroceria sustentável, que é fabricada a partir de embalagens de snacks e bebidas;

A PepsiCo Brasil anuncia a renovação de sua frota sustentável de caminhões com a inclusão de um projeto pioneiro de carroceria sustentável. Os veículos, utilizados para entregar produtos como DORITOS®, LAY’S® e KERO COCO® em todo o país, fazem parte da estratégia PepsiCo Positive (pep+). A partir dela, a PepsiCo visa gerar valor sustentável por meio de três pilares: Agricultura Positiva, Cadeia de Valor Positiva e Escolhas Positivas.

No total, serão de 100 veículos com carroceria sustentável, além de 12 novos veículos movidos a GNV, em linha com as metas de reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em 40% em toda a sua cadeia produtiva até 2030 e atingir Net Zero em sua operação global até 2040.

Carroceria sustentável

O protótipo de carroceria sustentável foi desenvolvido pela equipe da PepsiCo no Brasil em uma iniciativa piloto com um caminhão em Minas Gerais, lançada em janeiro. O projeto considera um baú de caminhão fabricado com plástico reciclado, de BOPP e garrafas PET, oriundo de embalagens dos snacks e bebidas da companhia, junto à fibra de vidro na composição. O projeto agora foi expandido para cerca de 100 caminhões da frota secundária da companhia – caminhões de médio porte que atendem pequenos varejistas em todo o Brasil e que irão circular com a nova carroceria a partir de setembro.

A frota própria da PepsiCo é uma das maiores entre as empresas de bens de consumo do país e conta com mais de 4 mil veículos, entre caminhões de grande porte (frota primária, que atende principalmente transferências de produtos acabados), médio porte (frota secundária, que atende principalmente o canal de vendas de pronta entrega), além de carros executivos. Com essa frota, a companhia tem uma operação logística de alta capilaridade, chegando a todas as regiões do país, dos grandes varejistas aos pequenos comércios de bairro, dos centros urbanos às pequenas cidades.

Estamos muito orgulhosos(as) de levar um exemplo de inovação em prol da sustentabilidade e da economia circular do Brasil para a PepsiCo global. Com a expansão do nosso baú de fibra com material reciclado, vamos dar um novo destino para mais de 68 mil unidades de garrafas PET, ou 3.400 quilos de PET, e mais de 138 mil embalagens de snacks, ou 555 quilos de plástico BOPP. E a nossa ideia é ampliar esse projeto para todos os novos caminhões da nossa frota.”, afirmou Alexandre Carreteiro, Presidente da PepsiCo Brasil Alimentos.

A fabricação da fibra também pode consumir até 99% menos energia em kW/h em comparação à carroceria convencional feita de alumínio. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Sulfibra, que desenvolveu a fibra sustentável em conjunto com a PepsiCo.

PepsiCo amplia frota de veículos movidos a gás natural

A PepsiCo também acaba de adquirir mais 12 caminhões Scania movidos a Gás Natural Veicular (GNV), ampliando sua frota sustentável. “Com a compra desses novos caminhões movidos a GNV, somamos 65 caminhões elétricos e a gás em nossa frota. E não vamos parar por aqui, vamos seguir agregando novos veículos sustentáveis já no início de 2023 para conquistarmos um impacto positivo cada vez maior”, afirmou o Vice-Presidente de Operações da PepsiCo Brasil, Paulo Quirino.
Desde 2020, com a implantação dos caminhões movidos a GNV e elétricos em sua frota no Brasil, a PepsiCo estima uma redução total de emissões de carbono, frente aos veículos que utilizam combustíveis fósseis, de 926 mil quilos de CO2, o que corresponde ao plantio de mais de 6.480 árvores.
Ainda em junho, a PepsiCo recebeu em sua operação de Valinhos, interior de São Paulo, um caminhão elétrico e-Delivery11 da Volkswagen, o primeiro caminhão elétrico fabricado 100% no Brasil. “Precisamos estimular o crescimento da infraestrutura urbana necessária para o carregamento dos veículos elétricos no Brasil para que todos os esforços que as empresas estão fazendo possam promover uma transformação mais rápida. Sabemos que estamos caminhando para avanços significativos na nossa operação”, reforçou Paulo Quirino.

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia por consumidores(as) em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 79 bilhões em receita líquida global em 2021 impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que, no Brasil, inclui PEPSI®, GATORADE®, QUAKER®, LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS®, KERO COCO®, H2OH!®, TODDY® entre outras. Globalmente, as marcas da PepsiCo geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas.

A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com PepsiCo Positive (pep+). pep+ é uma estratégia de transformação de ponta a ponta, que coloca a sustentabilidade no centro de como a PepsiCo cria valor e cresce operando dentro dos limites do planeta e inspirando mudanças positivas para o meio ambiente e para as pessoas. Para mais informações, visite o site.

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