Ambiente

Plataforma da ONU quer comprometimento de negócios com promoção de acesso à água e saneamento no Brasil

País precisa de R$ 21,6 bilhões por ano para garantir acesso universal à água e saneamento. Rede Brasil do Pacto Global promove ação inédita com CEO Water Mandate, com o objetivo de engajar mais empresas na solução para o problema

Quando discutimos acesso à água potável e saneamento básico, a situação brasileira não é simples. Apenas 46% dos esgotos do país são tratados, e 35 milhões de pessoas não têm acesso a água tratada*. Para resolver o problema, seriam necessários investimentos de quase R$ 21,6 bilhões por ano, até 2033, mas o orçamento público limita-se a somente R$ 661 milhões*. Com o objetivo de promover maior engajamento das empresas com soluções para este tema, a Rede Brasil do Pacto Global promove ação com a plataforma CEO Water Mandate em São Paulo no mês de dezembro.

 Pela primeira vez, a plataforma especializada na gestão corporativa da água realizou edição brasileira de seu evento anual, tradicionalmente sediado durante a Semana da Água de Estocolmo. No dia 11 de dezembro, no Unibes Cultural (SP), especialistas discutiram soluções para a promoção do Objetivo Global 6  – Acesso a Água potável e Saneamento. Entre os confirmados estão o presidente do CEO Water Mandate, Jason Morrison, o especialista em soluções baseadas na natureza da Fundação Boticário, Thiago Piazzetta Valente, e a criadora da plataforma A Moda pela Água, Chiara Gadaleta.

Na ocasião, a Rede Brasil do Pacto Global lançou a versão em português do guia prático Strengthening the business case for water, sanitation and hygiene – how to measure value for your business, desenvolvido para ajudar as empresas a entender o valor comercial de suas iniciativas em água, saneamento e higiene (WASH) e a calcular seu retorno financeiro sobre o investimento (ROI). Também serão premiadas as melhores iniciativas empresariais brasileiras relacionadas ao uso da água, que farão parte da publicação “Cases de sucesso em ODS 6 (Água e saneamento)”.

“Em busca da ambição do ODS6 de obter acesso universal à Água, Saneamento e Higiene (WASH), estamos pedindo a todas as empresas que estabeleçam políticas e programas de WASH no local de trabalho, nas suas cadeias de suprimentos e nas comunidades onde os trabalhadores vivem, que garantam acesso à água potável e saneamento à maioria da população adulta, que trabalha fora de casa”, afirma Jason Morrison, presidente do CEO Water Mandate e do Pacific Institute, que participa do evento em dezembro.

Água e saneamento: uma oportunidade para os negócios

A Organização Mundial da Saúde estima que a cada dólar investido em saneamento, US$ 5 retornam à sociedade, principalmente em forma de economia nos gastos com tratamento de doenças. Portanto, além dos benefícios éticos e sociais, os negócios podem aproveitar as oportunidades econômicas geradas pelo investimento em saneamento básico e água potável. A situação urgente cria oportunidades para as empresas que desejam atuar neste setor. Os investimentos em água e saneamento tem potencial de gerar um total de 68,3 mil postos anuais de trabalho.

“Segurança hídrica é uma questão importante para empresas e investidores, uma vez que o recurso é essencial para mover os setores da indústria, comércio, agricultura e serviços. Além de evitar riscos reputacionais a empresas, a própria construção de um cenário resiliente para uma escassez de água cria oportunidades para os negócios que podem oferecer soluções tecnológicas e produtos inovadores”, afirma o secretário executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira.

*Fontes:

Instituto Trata Brasil (http://www.tratabrasil.org.br/saneamento/principais-estatisticas)

CNI

(https://bucket-gw-cni-static-cms-si.s3.amazonaws.com/media/filer_public/1b/2b/1b2bf87a-f062-49e1-a2d0-5b8e841b3bb1/24_-_saneamento_basico_resumo.pdf).

  Sobre o Pacto Global

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países.

 A Rede Brasil do Pacto Global foi criada em 2003, e hoje é a terceira maior do mundo, com mais de 800 membros. Os mais de 30 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção e ODS (esta última para engajar as empresas em relação à Agenda 2030).

 Sobre o The CEO Water Mandate

The CEO Water Mandate é uma plataforma de compromisso global para a gestão corporativa da água. Ao endossar o Mandato, as empresas se comprometem publicamente a desenvolver a gestão corporativa da água nestas seis áreas: 1 – Operações Diretas; 2 – Cadeia de Fornecimento e Gestão de Bacias Hidrográficas; 3 – Ação Coletiva; 4 – Política Pública; 5 – Envolvimento da Comunidade; 6 – Transparência. O mandato é atualmente endossado por mais de 150 empresas de vários setores e regiões da indústria em todo o mundo.