Um relatório divulgado esta semana revela que todos os anos as 20 maiores economias do planeta destinam quase quatro vezes mais recursos financeiros públicos para combustíveis fósseis do que para energia limpa. No total, o financiamento público dos países do G20 para combustíveis fósseis atingiu uma média de US$ 71,8 bilhões ao ano. Entre 2013 e 2015 (período coberto pelo estudo) foram US$ 215,3 bilhões que favoreceram petróleo, gás e carvão. Quase dois anos depois do histórico Acordo de Paris, 50% de todas as finanças públicas do G20 para energia ainda são destinadas para produção de petróleo e gás. O relatório detalha o apoio público aos projetos de energia das instituições de finanças públicas do G20, como agências de ajuda ao desenvolvimento no exterior e agências de crédito à exportação, além de bancos de desenvolvimento multilaterais. E conclui que apenas 15% desse financiamento energético apoia projetos de energia limpa, enquanto dezenas de bilhões de dólares são canalizados todos os anos para produtores de petróleo, gás e carvão. O relatório pode ser baixado em: Http://priceofoil.org/2017/07/05/g20-financing-climate-disaster (Envolverde)
Home Últimas Notícias Envolverde Política Pública Ambiente Clima
Clima
G20 destina quatro vezes mais dinheiro para combustíveis fosseis do que para renováveis
ODS 13
Nos EUA, o peixe paga o pato de Donald
Fogo em L.A. prenuncia clima com eventos extremos e desinformação O pior incêndio da história de L.A. inaugurou cedo a temporada de eventos climáticos extremos nos EUA. Até o momento, mais de 1.900 edificações foram destruídas, em uma área correspondente a uma cidade brasileira mediana, como Pelotas (RS) ou São Carlos (SP).
ODS 11
Belém precisa mais que dobrar número de leitos de hotel para COP30
Construído com traços dos estilos art nouveau e neoclássico, o Mercado de São Brás foi reinaugurado em Belém, no Pará. A construção histórica abriga mais de 300 feiras e lojas que vendem alimentos, ervas, artesanato e vestuário. A restauração do local é a primeira de uma série de intervenções que estão sendo concluídas na cidade nos próximos meses.
ODS 13
Barreiras para a compreensão das as mudanças climáticas
Discutir mudanças climáticas é uma tarefa complexa, não apenas pelos aspectos técnicos ou científicos envolvidos, mas também pela série de obstáculos que dificultam uma abordagem clara e abrangente do tema. Em uma sociedade cada vez mais polarizada e suscetível à desinformação, esse desafio se intensifica. Apesar da vasta quantidade de dados científicos e evidências visíveis do aquecimento global, o debate ainda enfrenta barreiras substanciais na sociedade e na política.
ODS 13
Novo alerta de desastre à medida que as camadas de gelo derretem
Erosão do permafrost na costa ártica do Alasca. O aquecimento global, que leva ao derretimento das camadas de gelo nos polos, ameaça a vida e os recursos marinhos, bem como a disponibilidade futura de água em áreas terrestres onde os glaciares estão derretendo.
ODS 13
Iniciativa Verde: Linha de frente no combate à emergência climática
Por Roberto Resende, Presidente* A sociedade global assiste aos efeitos de uma crise climática sem precedentes. Este ano que se encerra foi o mais quente já registrado e o que mais apresentou fenômenos climáticos extremos, tanto aqui no Brasil como em praticamente todas as partes do planeta. Desde 2005, no início de nossas atividades, a […]
ODS 13
A campeã da Terra e a do engajamento
A dinâmica das redes sociais destaca o interessante e define o que é importante para nossa atenção.