Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria de votos, proíbe a extração, industrialização, comercialização e distribuição do amianto no Brasil. A Corte Superior colocou um ponto final sobre a longa batalha jurídica que se arrastou durante anos e fez milhares de trabalhadores vítimas de doenças, como o câncer, provocadas pelo amianto. No julgamento da última quarta-feira (29), os ministros declararam a inconstitucionalidade do artigo 2º da Lei Federal 9.055/1995, que permitia o amianto do tipo crisotila. O banimento da substância na indústria brasileira, agora, é definitivo. O pronunciamento do Supremo também é dotado de efeito vinculante, ou seja, deve ser observado com obrigatoriedade por todas as instâncias da administração pública brasileira. No mundo, atualmente, mais de 75 países já aprovaram o banimento definitivo do amianto. Números da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que 125 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o mundo estão expostos ao amianto e que mais de 107 mil trabalhadores morrem por ano em decorrência de doenças relacionadas à exposição ao mineral e suas fibras. (Envolverde)
Home Últimas Notícias Envolverde Política Pública Ambiente
Ambiente
ODS9 - Banimento do amianto é um marco para a qualidade de vida do trabalhador
ODS 17
ONU alerta: o mundo não está cumprindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Com menos de um quinto das metas caminhando na direção correta, o mundo não está conseguindo cumprir a promessa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, alerta novo relatório da ONU.
ODS 9
Diálogo Setorial - Agro é o segundo do PIB e em emissão de gases estufa
Com a respeitável contribuição de 26% do PIB nacional, o Agro brasileiro é considerado bastante moderno, mas há espaço para melhorar seu perfil em emissões de carbono. O Instituto Democracia e Sustentabilidade e Insper promovem um diálogo de especialistas para avaliar alternativas sustentáveis para setor. A participação é livre, inscreva-se.
ODS 15
Minidocumentário mostra impacto do agronegócio sobre as pessoas e animais silvestres
A Proteção Animal Mundial lança o minidocumentário “BR-163 - Progresso para quem?”, com direção do Estúdio Bijari, filmado nos meses de outubro e novembro de 2023. Durante duas semanas, a equipe da ONG percorreu mais de 1.200 quilômetros, no trecho entre Sinop (MT) e Santarém (PA), para mostrar o impacto da chamada estrada do progresso – apelido que ganhou das autoridades em 2019, na conclusão da pavimentação – na vida dos animais silvestres, nas comunidades quilombolas e nos territórios indígenas.
ODS 16
Amazônia é problema ou solução? Passado ou futuro?
Samira Crespo - Ontem, dia 5 de setembro, foi Dia da Amazônia e a tônica da mídia foi 'Amazônia seca e em chamas': nada a comemorar.
ODS 15
Secas atrasam em 20 anos a reposição de estoques de madeira em floresta manejada
Por Embrapa – Para recuperar o volume de madeira extraído em um ciclo de corte a floresta pode precisar de cerca de 45 anos. A constatação é de um estudo da Embrapa, que avaliou a dinâmica de regeneração florestal em áreas de manejo do interior do Amazonas, durante duas décadas. Esse período de tempo está […]
ODS 14
SP Ocean Week 2024: empreendedorismo sustentável entre startups e investidores
Ao longo de cinco dias de ampla programação, entre 18 e 22 de setembro, a SP Ocean Week 2024, quinta edição do festival anual em celebração à cultura oceânica, ocupará diversos espaços do Memorial da América Latina, em São Paulo, e apresentará ao público mais de 20 painéis de atividades, reunindo mais de 60 palestrantes e […]
Semana da Amazônia
Diálogos Envolverde: Floresta e Desenvolvimento em Sinergia
No Diálogos Envolverde desta quinta-feira (05/09), às 18h, reuniremos Alexandre Pessôa, Gerente de Comunicação e Marketing da Synergia Socioambiental e um dos produtores do documentário “A floresta que você não vê – Narrativas do Médio Xingu”, e Adriana Barros, Gerente de Relações Institucionais da mesma empresa e articuladora das iniciativas na Amazônia. Ambos farão parte […]