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PepsiCo usa plástico inovador que evita emissões de gases de efeito estufa

Projeto desenvolvido com a startup UBQ Materials e Ecoboxes transforma lixo orgânico em paletes sustentáveis

A PepsiCo, alinhada à sua transformação estratégica, PepsiCo Positive (pep+), que coloca a sustentabilidade no centro do negócio, e com o objetivo global de alcançar as emissões de carbono Net-Zero até 2040, anuncia o uso de material UBQ™, desenvolvido pela startup israelense de mesmo nome, em um palete sustentável que utiliza lixo doméstico em sua composição. Durante o processo de fabricação do material UBQ™, os resíduos são redirecionados e as emissões de gases de efeito estufa (GEE) são evitadas. Somente neste projeto inicial, a implementação do material economiza o equivalente a mais de 6.500 kg de emissões de GEE – o equivalente ao sequestro anual de carbono de 534 árvores*. Mais de 739 kg de resíduos serão retirados de aterros sanitários e transformados em um material útil. Os paletes são desenvolvidos no Brasil, pela empresa parceira Ecoboxes Embalagens Plásticas, especializada em soluções voltadas para sustentabilidade e economia circular.

O material UBQ™ é um termoplástico de base biológica, produzido 100% a partir de lixo urbano, incluindo mix de plásticos, papel, papelão e orgânicos, e é adequado para substituir plásticos convencionais em várias aplicações duráveis.

A primeira fase do projeto em conjunto com PepsiCo inclui a fabricação de 830 paletes ecológicos, usados para transporte de cargas em dois centros logísticos da empresa. Além do UBQ™, os paletes são feitos a partir de materiais reciclados que incluem resina PP reciclada e BOPP reciclado (película plástica usada na embalagem de snacks da empresa), que completam o ciclo de economia circular.

“Essa inovação é bastante empolgante para a PepsiCo porque nos ajuda em nossa jornada por materiais que substituam o plástico virgem e ao mesmo tempo atuem na redução de gases de efeito estufa. Além disso, este é um material diferenciado por representar uma alternativa à cadeia como um todo, principalmente no que se refere à coleta, triagem, transporte e disposição final em aterros. Agora vamos escalar essa solução no Brasil, América Latina e, porque não, em outras partes do mundo”, afirmou Raphael Cyjon, Diretor Sênior de Operações da PepsiCo LatAm.

Também está sendo estudada a possibilidade de usar o UBQ™ como matéria-prima para outros fins, que serão revelados em breve, mostrando o empenho da PepsiCo e de seus parceiros na busca por soluções que ajudem a acelerar sua agenda ESG.

Compromisso com o planeta

A PepsiCo definiu metas robustas em relação ao meio ambiente, que integram a sua estratégia de transformação sustentável PepsiCo Positive (pep+). Entre elas está a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 40% em menos de uma década e se tornar Net-Zero até 2040. Em embalagens, também possui objetivos globais que a orientam em ações concretas em busca de um mundo onde o plástico não se torne lixo. Eles incluem: cortar o plástico virgem em 50% em todo portfólio de alimentos e bebidas e usar 50% de conteúdo reciclado em suas embalagens plásticas até 2030; projetar 100% das embalagens para serem recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis e investir para aumentar as taxas de reciclagem nos principais mercados até 2025.

*Esses valores foram calculados usando GWP20 (potencial de aquecimento global em um período de 20 anos).

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia por consumidores(as) em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 70 bilhões em receita líquida global em 2020 impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que, no Brasil, inclui PEPSI®, GATORADE®, QUAKER®, LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS®, KERO COCO®, H2OH!®, TODDY® entre outras. Globalmente, as marcas da PepsiCo geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas.

A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com PepsiCo Positive (pep+). pep+ é uma estratégia de transformação de ponta a ponta, que coloca a sustentabilidade no centro de como a PepsiCo cria valor e cresce operando dentro dos limites do planeta e inspirando mudanças positivas para o meio ambiente e para as pessoas. Para mais informações, visite o site.
Sobre a UBQ Materials

A UBQ Materials Ltd. desenvolveu uma tecnologia avançada de conversão, patenteando o primeiro termoplástico de base biológica do mundo (UBQ™) feito inteiramente de resíduos domésticos variados, incluindo todos os orgânicos; uma maneira revolucionária de desviar resíduos sólidos urbanos de aterros sanitários e convertê-los em um substituto sustentável para plásticos à base de óleo. Certificada pela B Corp, a UBQ é uma empresa de cleantech premiada globalmente com clientes como Mercedes-BenzMainetti provedora global de soluções de varejo, e Arcos Dorados, o maior franqueado mundial de restaurantes McDonald’s em toda a América Latina.

Com um impacto climático positivo e preço competitivo, a UBQ™ capacita os fabricantes com uma transição simples para uma maior sustentabilidade. Saiba mais visitando o Станьте клиентом онлайн-сервиса и получить займ круглосуточно под низкие проценты можно на сайте ВебБанки.ру. site.

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