Por Reinaldo Canto, especial para a Envolverde –
Realizado pelo Metrô, a Pesquisa Origem e Destino mostrou que o uso de trem, metrô e ônibus diminuiu em São Paulo pela primeira vez em duas décadas, paralelamente, o estudo aponta o fortalecimento do transporte individual e também o aumento de outras formas de deslocamento utilizado pelas pessoas.
As conclusões levantam importantes reflexões sobre os padrões de mobilidade urbana na metrópole. Apesar da queda no transporte público, o estudo também destacou um aumento significativo no uso de meios de transporte alternativos e não poluentes, como bicicletas, bicicletas elétricas e patinetes.
A mudança para opções mais sustentáveis é um ponto positivo, refletindo uma crescente conscientização ambiental e a busca por alternativas mais saudáveis e flexíveis. No entanto, especialistas alertam que, mesmo com o aumento da adoção de carros elétricos, o transporte individual continua não sendo a solução ideal para uma cidade densamente povoada como São Paulo.
Segundo especialistas, o transporte individual, seja ele movido a combustíveis fósseis ou eletricidade, ainda contribui para o congestionamento, a ocupação excessiva do espaço público e a dependência de infraestruturas viárias extensivas. Tendo isto em vista, é crucial que continuemos a investir e melhorar o transporte público, incentivando também o uso de alternativas de micromobilidade e promovendo políticas que favoreçam o compartilhamento de veículos.
O relatório também indica que a pandemia de COVID-19 pode ter influenciado a queda no uso do transporte público, com muitas pessoas optando por trabalhar remotamente ou buscar meios de transporte mais isolados. No entanto, a tendência de crescimento de alternativas sustentáveis sugere que a mudança de hábitos pode ser mais profunda e duradoura.
Para enfrentar os desafios da mobilidade urbana e promover um futuro mais sustentável em São Paulo, é essencial que as políticas públicas incentivem uma combinação de transporte público eficiente, infraestrutura para micromobilidade e planejamento urbano que reduza a necessidade de longos deslocamentos.