Ambiente

Projeto Bichos do Pantanal leva ao ar 1º Webinar sobre o tema Conexão com a Natureza

Com convidados qualificados, evento virtual aborda a Importância da Conexão com a Natureza e o pós-pandemia

Para trazer à luz a importância da conexão com natureza como forma pedagógica de Educação Ambiental para crianças e jovens, o Projeto Bichos do Pantanal, realizado pelo Instituto Sustentar, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, promoverá no próximo dia 5 de agosto, às 15h (horário de Brasília e às 14h no Mato Grosso), o Webinar A Importância da Conexão com a Natureza o pós pandemia. O evento virtual é inédito e será dividido em dois blocos. O primeiro envolve a Conexão de crianças e jovens com a natureza e é voltado para professores, educadores e pais. O tema é um convite para reflexão em torno do “pensar” em sintonia com sentimentos equilibrados capazes de formar pessoas com potencial para transformar a sociedade em que vivem. Para este quadro, o evento conta com a mediação do jornalista Dal Marcondes, diretor executivo da agência Envolverde, especializado em economia e sustentabilidade, e também Jornalista Amigo da Infância pela ANDI – Agência Nacional dos Direitos da Infância – animando o debate com os palestrantes Laís Fleury – coordenadora do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana, Rodrigo Cavasini – profº doutor em ciências do movimento humano e atividades físicas ao ar livre na PUC-RS, e Dra Ana Lúcia Paulo, médica especialista em pediatria homeopática.

Criatividade, Inovação e Colaboração

É o tema que norteará o 2º bloco do Webinar, marcado para às 18h30 do mesmo dia, e que contará desta vez com a mediação de Jussara Utsch, diretora do Instituto Sustentar. No centro do bate-papo estarão a jornalista especializada em ecodesenvolvimento, Amélia Gonzalez, também autora do Blog “Ser Sustentável” e ex-editora do caderno Razão Social do O Globo, ao lado do especialista em sustentabilidade, professor e coordenador do CEDS (Centro de Desenvolvimento Socioambiental) da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo) Marcus Nakagawa, vencedor do Prêmio Jabuti com o livro “101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo”, e de Marcos Ortiz, coordenador de Projetos na dimensão de governança na Ramboll Brasil, doutor em Sociologia e Educação de Adultos na UniMünster, com mais de 35 anos de atuação na área de ciências sociais aplicadas às questões socioambientais.

O Projeto Bichos do Pantanal atua para ampliar o conhecimento científico e a preservação da natureza. Uma de suas frentes é o programa de educação ambiental Conhecer para Preservar, inspirado na metodologia da Conexão com a Natureza, liderado pelo diretor de pesquisa, o americano Douglas Trent, que integra o International Group do Children and Nature, obra de Richard Louv, jornalista e autor de vários livros sobre o tema. “O contato direto e frequente com a natureza favorece nas crianças o desenvolvimento das habilidades sensoriais, as faculdades psicoemocionais são aprimoradas, fazendo com que o indivíduo aprenda a amar a natureza por meio da educação real”, explica Trent. “Há centenas de estudos científicos que comprovam a importância da conexão com a natureza para tratamentos de pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção (TDDA), melhorando seu foco e concentração, reduzindo níveis de estresse e, desse modo, melhorando a saúde física e mental do indivíduo”, completa o pesquisador.

O conhecimento, a sensibilização e a empatia como possíveis caminhos que levam à construção da educação ambiental e ela própria como programa acadêmico estão no coração do Projeto Bichos do Pantanal. “Acreditamos que é preciso resgatar a relação das crianças e jovens com a Natureza e, ao mesmo tempo, conscientizá-los do seu comportamento exercido sobre o meio-ambiente”, comenta Jussara Ustch, diretora do Instituto Sustentar.

O Projeto já atende mais de 130 mil crianças neste programa levando-as para trilhas e rios com binóculos, lunetas, entre outras tantas atividades ao ar livre que foram interrompidas desde o início da pandemia da Covid-19. De acordo com Mahal Massavi, coordenador de Educação Ambiental do Projeto, a relação entre humano e natureza é uma via de mão dupla. De um lado, o comportamento humano pode transformar os impactos sobre a preservação da natureza e, de outro, por meio da educação ambiental, é possível transmitir para as crianças a importância do meio ambiente para nossa regeneração, desenvolvimento dos eixos emocional e psíquico, e motivá-las ao aprendizado escolar.

Contexto social

O evento virtual acontece em meio a um momento-chave para despertar a visão do ser humano e do seu desenvolvimento, em que crianças e jovens são considerados em seus aspectos individuais e nas particularidades da faixa etária a que pertencem, e para a formação de pessoas livres, sensíveis e criativas, com base nos valores da responsabilidade, consciência de grupo, a relação respeitosa e produtiva com a natureza.

Grandes nomes e grandes ideias completam o Webinar sobre a Importância da conexão com a natureza para aumentar nossa criatividade, senso de coletividade e colaboração, desafios que humanidade enfrentará no pós-pandemia para vencer o novo paradigma baseado em um modo de trabalho mais colaborativo e solidário, com menos ego e individualismo, proporcionando um mundo mais sustentável, com recursos naturais e geração de empregos pós pandemia da Covid-19.

O evento virtual é gratuito, com opção de doações voluntárias para compra de cestas básicas para população local de baixa renda. Para se inscrever, clique aqui.

Projeto Bichos do Pantanal

Com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Bichos do Pantanal atua na região do Alto Pantanal (Cáceres e Porto Estrela, MT) desde 2013. O foco é nas áreas de Educação Ambiental, pesquisas que ampliam o conhecimento científico visando a preservação de espécies da fauna pantaneira e a promoção da sustentabilidade local por meio do Turismo Sustentável. O Projeto já mobilizou, em diversas atividades (entre cursos, eventos, capacitações, atividades de mobilização social e Educação Ambiental), mais de 550 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos, comunidade escolar, moradores, visitantes e turistas nos municípios de Cáceres e Porto Estrela e Estado do Mato Grosso.

Saiba mais em: www.bichosdopantanal.org

Instituto Sustentar

O Projeto Bichos do Pantanal é realizado pelo Instituto Sustentar, OSCIP com sede em Belo Horizonte e atuação nacional e internacional. A entidade é dedicada à implementação e execução de projetos que buscam a sustentabilidade econômica, social e ambiental, junto à iniciativa privada, entidades da sociedade civil e setor governamental. O objetivo é promover pesquisas técnico-científicas e boas práticas institucionais e empresariais que permitam o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade. Saiba mais em: https://institutosustentar.net/

Mais informações sobre o Projeto Bichos do Pantanal estão disponíveis em www.bichosdopantanal.org  e nas redes sociais:

Facebook: Projeto Bichos do Pantanal / Instituto Sustentar  https://www.facebook.com/bichosdopantanal/

Instagram: Bichos do Pantanal  https://www.instagram.com/bichosdopantanal/

Youtube: Bichos do Pantanal – https://www.youtube.com/user/bichosdopantanal

Twitter: Bichos do Pantanal  https://twitter.com/BichosPantanal

 Programação

Bloco 1- Tema: Conexão com a Natureza – 15:00 as 16:30h

Coordenação e apresentação: prof. e biólogo Mahal Massavi – Coordenador de Educação Ambiental do Projeto Bichos do Pantanal.

Introducão: ecólogo Douglas Trent – Diretor de Pesquisas e Relações Internacionais do Projeto Bichos do Pantanal.

Mediador: Jornalista Dal Marcondes – Diretor na agência Envolverde, jornalista especializado em economia e sustentabilidade. Especialista em Ciência Ambiental/USP, Mestre em Jornalismo Digital e Modelos de Negócios em Jornalismo Pós Industrial/ ESPM-SP. Presidente da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, Vice-Pres. da Assoc. Profissão Jornalista, e Jornalista Amigo da Infância/ANDI – Agência Nac. dos Direitos da Infância.

Palestrantes:

Laís Fleury  – Coordenadora do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana. Cofundadora da Associação Vaga Lume,  reconhecida como empreendedora social pela Ashoka. É membro do Conselho de Líderes da International School Ground Alliance (ISGA) e é pós-graduada no tema “A vez e a voz das crianças: escuta antropológica e poética das infâncias”.

Prof. Dr. Rodrigo Cavasini – Prof. da PUC e integrante Núcleo Educação Ambiental/UFRGS, doutor em Ciências do Movimento Humano e atividades físicas ao ar livre. Associado à Leave no Trace Center For Outdoor Ethics e à Association for Education & Outdoor Education.

Dra. Ana Lucia Dias Paulo é especialista em pediatria homeopática. Com mais de 30 anos de experiência em pediatria e homeopatia e 20 anos de docência na mesma especialidade, é detentora do título de especialista em homeopatia pelo Conselho Regional de Medicina, e aprovada em exame da especialidade outorgada pelo CFM em convênio com a Associação Médica Homeopática Brasileira.

Bloco 2 – Tema: Criatividade, Inovação e Colaboração – 18:30 as 20h

Coordenação e Mediação: Jussara Utsch – Presidente do Instituto Sustentar e Diretora Executiva do Projeto Bichos do Pantanal.

Palestrantes:

 Amélia Gonzalez – é jornalista especializada em ecodesenvolvimento. Criou e editou o caderno Razão Social, suplemento do jornal O Globo e teve uma coluna no site G1. Atualmente edita seu próprio blog, “Ser Sustentável”.

Prof.Marcus Nakagawa – Professor e coordenador do CEDS da ESPM; Idealizador e conselheiro da ABRAPS. Especialista em sustentabilidade, responsabilidade social e meio ambiente. Autor do livro: 101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo (prêmio Jabuti/2019). Fundador da ESPM Social, Abraps, Instituto Marco3 e Isetor.

Marcos Ortiz – Coord. de Projetos de governança na Ramboll Brasil. Doutorou-se em Sociologia e Educação de Adultos na UniMünster. Foi professor adjunto na UFLA e atua como Professor convidado do IPÊ para liderança e sustentabilidade. Dirigiu o IEF-MG

Contribuições voluntárias têm por objetivo a compra de cestas básicas para distribuição a população carente da região do Projeto, no Alto Pantanal/MT.

Inscrição

 R$ 0,00

Inscrição única
Grátis
Inscrições até às 18h
 0
Contribuição VOLUNTÁRIA $5
R$ 5,00  (+ R$ 2,50 taxa)
Inscrições até às 15h
 0
Contribuição VOLUNTÁRIA $15
R$ 15,00  (+ R$ 2,50 taxa)
Inscrições até às 15h
 0
Contribuição VOLUNTÁRIA $30
R$ 30,00  (+ R$ 3,00 taxa)
Inscrições até às 15h
 0
Contribuição VOLUNTÁRIA $50
R$ 50,00  (+ R$ 5,00 taxa)
Inscrições até às 15h
 0
Contribuição VOLUNTÁRIA $75
R$ 75,00  (+ R$ 7,50 taxa)
Inscrições até às 15h
 0
Contribuição VOLUNTÁRIA $100
R$ 100,00  (+ R$ 10,00 taxa)
Inscrições até às 15h
 0