Ambiente

Projeto paulista de saneamento rural recebe prêmios da Fundação Banco do Brasil e da austríaca Energy Globe

  • Iniciativa une saneamento rural, restauração florestal e educação ambiental

  • Mais de 400 famílias já foram beneficiadas

  • Projeto é realizado pela ONG Iniciativa Verde e tem patrocínio da Petrobras

  • Ações em Araraquara, São Carlos, Barra do Turvo, Cajati, Itapetininga, Iperó, Piedade e Porto Feliz

  • Por Marina Vieira, da comunicação da Iniciativa Verde

    A tecnologia social Plantando Águas, realizada pela Iniciativa Verde, foi premiada na última quarta-feira durante o 10º Prêmio Fundação Banco do Brasil (FBB) de Tecnologias Sociais. Integrando tratamento de esgoto, restauração florestal e educação ambiental para cuidar da água em imóveis rurais do interior de São Paulo, levou o segundo lugar na categoria de Meio Ambiente do prêmio.

    Roberto Resende e Marina Vieira recebem o prêmio em nome da equipe Plantando Águas

    Tecnologias sociais são entendidas pela FBB como soluções inovadoras para problemas sociais, de baixo custo, com potencial de replicação e alto envolvimento da comunidade local. Por isso, a certificação e premiação significaram uma grande emoção para Roberto Resende, presidente da Iniciativa Verde. “O reconhecimento reforça a ideia do Plantando Águas como um projeto que valoriza a participação e a autonomia dos participantes”, define.

    Todos os representantes de tecnologias na categoria Meio Ambiente.

    A equipe também enxerga que o prêmio pode abrir portas para a ampliação e replicação do projeto, além de ser uma ótima oportunidade de troca de conhecimento com outras iniciativas e realizadores.

    O presidente da Fundação Banco do Brasil, Asclepius (Pepe) Soares, comentou sobre as características que destacam as TS. “Por meio dos muitos programas e projetos e da reaplicação de tecnologias sociais com viés ambiental, constatamos que é possível conciliar geração de renda e respeito ao meio ambiente – a exemplo da metodologia Plantando Águas, que alia soluções em saneamento básico e recuperação florestal para proteger, principalmente, nosso bem mais rico: a água”, afirmou. O prêmio, explica ele, destina investimentos para que as soluções vencedoras possam aperfeiçoar, reaplicar ou difundir suas metodologias.

    A premiação acontece de dois em dois anos desde 2001, e recebeu nesta edição 801 inscrições. Dessas, 123 foram certificadas como tecnologias sociais e passaram a fazer parte da plataforma Transforma (transforma.fbb.org.br), antigo Banco de Tecnologias Sociais (BTS).

    Energy Globe Awards

    O projeto também foi honrado este ano com o reconhecimento do Energy Globe Awards, prêmio austríaco de escala internacional, tendo participação de 187 países. Juntamente com o projeto Envolva-se, do Sesc de Porto Alegre, representou o Brasil na edição de 2019 do prêmio. A entrega foi feita no dia 22 de outubro, durante o evento Austria Connect, do consulado geral da Áustria.

    Marina Vieira, Jaqueline Souza e Meg Nascimento recebem o Energy Globe

    Sobre o Plantando Águas

    Unindo saneamento rural, reflorestamento e educação ambiental, o Plantando Águas atua em assentamentos e comunidades rurais de oito cidades do estado de São Paulo, com o objetivo de proteger os recursos hídricos. Foi concebido em 2012, com a participação no edital público do Programa Petrobras Socioambiental, e teve sua primeira etapa de 2013 a 2015. A segunda, com renovação do patrocínio, foi iniciada em 2017, com fim previsto para dezembro de 2019. Ainda este ano, o projeto também ganhou o edital Água da Mosaic Fertilizantes para ampliar sua atuação na comunidade de Cajati, no Vale do Ribeira.

    No total, 438 famílias participaram ou estão participando, envolvendo diretamente cerca de 1740 pessoas. Na primeira fase foram instalados 145 sistemas de saneamento, entre fossas biodigestoras, jardins filtrantes e cisternas. Também foram plantados 75 hectares de sistemas agroflorestais (SAFs), que combinam espécies de árvores nativas com produtivas a fim de recuperar o solo e melhorar a produção agrícola. A segunda fase deve instalar, até sua conclusão, mais de 230 sistemas de saneamento e 60 hectares de SAFs.

    Assista aqui o vídeo Plantando Águas

     

    A Iniciativa Verde

    Organização da sociedade civil sediada em São Paulo, trabalha desde 2005 com projetos de restauração florestal, mitigação e adaptação às mudanças climáticas e desenvolvimento rural sustentável. Já plantou 2,2 milhões de árvores em áreas de restauração, atuando em rede e como mobilizadora de recursos. Seus programas Carbon Free e Amigo da Floresta possibilitam, respectivamente, o financiamento voluntário para fins de compensação de carbono e para a restauração florestal, e sua Calculadora de CO2 disponibiliza ao público o conhecimento sobre sua pegada de carbono pessoal.

    Por Marina Vieira, da comunicação da Iniciativa Verde

    #Envolverde