Crédito: Rodolfo Pongelupe

ODS 17

Manejadores de Mamirauá terão sistema de rastreabilidade do pirarucu para impulsionar a comercialização do pescado

Um estudo realizado pela Universidade Notre Dame, em 2019, apontou diferenças nos percentuais de distribuição dos resultados econômicos oriundos da atividade de manejo do Pirarucu na RDS Mamirauá. De acordo com os dados coletados, apenas 15% dos lucros beneficiam diretamente os manejadores, enquanto 30% são destinados aos atravessadores e a maioria expressiva, 50%, fica nas mãos dos frigoríficos da região.

No Sudão, mulheres fazem fila para receber alimentos em Tawilla, um local para pessoas deslocadas que chegam fugindo de Jebel Marra, em Darful. Esse tipo de assistência de emergência tira fundos de projetos de nutrição em Cartum. Foto: Ocha

ODS 17

Crises ambientais, governança democrática e direitos: quantos alertas ainda serão necessários?

Rubens Born - Anualmente, na semana de 5 de junho, dia mundial do meio ambiente, centenas de eventos, reportagens e declarações são promovidos para buscar ampliar a conscientização das pessoas sobre os desafios que estão subjacentes aos fatos, cada vez mais frequentes e intensos, da tripla crise ambiental: de mudanças do clima, da perda e degradação da diversidade biológica e da poluição.