Sociedade

Unidade móvel de saúde da mulher do Sesi faz exame preventivo de câncer

A partir deste mês, o Serviço Social da Indústria (SESI-SP) amplia o atendimento voltado para a averiguação preventiva relacionada ao câncer. Papanicolau passa a ser ofertado às trabalhadoras da indústria por meio da Unidade Móvel de Saúde da Mulher, carreta que circula desde 2015 por todo o Estado de São Paulo realizando mamografia.

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher já conta com 360 agendamentos para a realização do exame preventivo do câncer do colo do útero. A primeira contratante, uma empresa da indústria farmacêutica, também oferecerá a suas funcionárias 150 mamografias.

Com a chegada desse serviço, o SESI-SP garante às trabalhadoras diagnóstico precoce para dois tipos de câncer entre os que mais acometem as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o de mama é o segundo mais frequente na população feminina, seguido pelo de colo uterino. Este último ocasiona a quarta causa de morte de mulheres pela doença no Brasil. Já o de mama é o que mais leva mulheres a óbito.
Atendimento humanizado.

O diferencial é a adoção do atendimento humanizado. As mulheres são recebidas num ambiente tranquilizante, com música e imagens calmantes, a fim de proporcionar serenidade e relaxamento. Respondem a uma avaliação inicial (a anamnese, com questões sobre sua saúde, ponto inicial para identificação de uma doença) e, em seguida, são encaminhadas para a sala do exame.

“A coleta é feita de maneira rápida e simples. Oferecemos, ainda, uma palestra de sensibilização em que abordamos as formas de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), destacando o HPV, lesão que pode resultar neste tipo de câncer”, explica a enfermeira do trabalho da Unidade Móvel de Saúde Mulher, Elisete Dias da Silva.(#Envolverde)