ODS 11

ODS11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis - Rodrigo Perpétuo

Para falar do ODS 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis, o “Diálogos Envolverde, Maratona ODS” ouviu Rodrigo Perpétuo, economista e secretário-executivo do ICLEI América do Sul. 

O especialista destacou que nas grandes cidades do Brasil existem, em média, de 17% a 25% de pessoas vivendo em assentamentos informais. Para ele, o ODS 11 está diretamente acompanhado da necessidade de infraestrutura urbana (saneamento básico, acesso à água potável e energia, mobilidade urbana disponível e serviços sociais como educação e saúde), que permeia a questão da moradia digna e acessível para todos. Perpétuo aponta como principal caminho uma pactuação nacional para que esta seja uma questão prioritária. 

Sobre a questão da poluição do ar e das águas, Perpétuo considera que as gestões dos municípios continuam adotando conceitos ultrapassados e que premissas de desenvolvimento do século passado, quando acreditavam que a preservação do meio ambiente era inimiga da prosperidade  devem ser abandonadas com urgência. 

Ele também acredita que as experiências que deram certo em determinados municípios devem ser replicadas por outros, desde que adaptadas ao contexto regional e as particularidades sejam observadas. 

“Eu acho que ninguém deveria buscar inventar a roda, a criatividade deve permear todo o tipo de atividade humana, mas, especialmente no campo da gestão pública, existem experiências positivas muito consolidadas e outras que deram errado e que também estão registradas”, complementa. 

Outros temas como transporte público, mudanças climáticas, gestão de resíduos sólidos e tratamento de esgoto, poluição do ar e das águas e atuação do ICLEI também foram abordados no bate-papo.

Envolverde