Existem milhões de pessoas vivendo em condomínios em todo o planeta, e tornar esses espaços mais sustentáveis traria grandes benefícios para todos.
Há muitas práticas que podem reduzir os impactos negativos das ações humanas e trazer benefícios como melhora na qualidade de vida, maior eficiência dos processos e economia na gestão da propriedade.
A Group Energia, empresa brasileira que atua com a venda de energia renovável por assinatura, listou três dicas para quem quer criar um espaço condominial mais sustentável.
1
Transforme as áreas verdes em hortas comunitárias
Transformar partes das áreas verdes do prédio ou condomínio em hortas comunitárias com temperos, legumes e tudo mais que puder ser plantado e consumido, é uma ideia simples, barata e com benefícios para o meio ambiente e a saúde das pessoas.
2
Invista em energia solar
Segundo dados da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), entre janeiro e agosto deste ano foram instalados 180 mil sistemas para geração distribuída de energia solar, valor 41% maior que no mesmo período de 2020.
Soluções desse tipo conseguem diminuir em até 23% os gastos com a conta de luz, além dos benefícios para a natureza, como menor emissão de CO².
3
Faça gestão dos resíduos
Ainda que essa já seja conhecida por parte das pessoas, existem muitos condomínios que não fazem a separação correta dos resíduos recicláveis e orgânicos.
Focar nisso cria uma conscientização maior entre os moradores, que também passam a se atentar com a compra de produtos que produzam muito lixo difícil de reciclar.
Isso com certeza contribui para a criação de um ecossistema mais sustentável que pode impactar toda a cadeia produtiva, visto que, com a demanda por opções mais ecológicas, a indústria também passa a investir mais nessa questão.