5 tendências

de consumo consciente em 2022

Sublinhado rabiscado

O ano de 2022 já está a todo vapor e, cada vez mais, o consumo consciente tem pautado as conversas e iniciativas de pessoas, marcas e instituições.

Untitled design - 2022-02-17T162204.346

Untitled design - 2022-02-17T162204.346

A pandemia obrigou a sociedade a adaptar comportamentos e muitos consumidores repensaram suas reais necessidades e hábitos cotidianos.

Slow-motion shot of a woman wearing a face mask while walking down the street.

Slow-motion shot of a woman wearing a face mask while walking down the street.

Com base nestas mudanças comportamentais, o Instituto Akatu elencou cinco tendências para a prática do consumo consciente em 2022.

Untitled design - 2022-02-17T163924.514

Untitled design - 2022-02-17T163924.514

1

Estilos de vida de baixo carbono vieram para ficar!

De acordo com o relatório 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2022, desenvolvido pela Euromonitor, 67% dos consumidores do mundo tentaram causar um impacto positivo no meio ambiente por meio de suas ações cotidianas no último ano.

A Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2021, produzida pelo Akatu em parceria com a GlobeScan, destaca a percepção por parte dos brasileiros de que nosso estilo de vida tem impacto na crise climática.

No país, 86% dos consumidores desejam reduzir seu impacto individual sobre o meio ambiente e a natureza.

Untitled design - 2022-02-17T180359.651

Untitled design - 2022-02-17T180359.651

2

Comprar itens de segunda mão está na moda!

Um levantamento do Sebrae destaca que, no primeiro semestre de 2021, foram abertos 48,58% brechós a mais em relação ao primeiro semestre de 2020 — maior crescimento  em seis anos.

Ao comprar um item usado, o consumidor evita os impactos negativos associados à produção de um novo. Ele ainda promove a extensão da vida útil dos produtos, e pode adquirir algo de qualidade por um valor mais acessível.”

gerente de comunicação do instituto Akatu

Bruna Tiussu

3

Mais natureza, por favor!

Em 2021, muitas pessoas deixaram as capitais e se mudaram temporariamente para o interior ou para áreas rurais.

A tendência é que isso se torne algo permanente, principalmente com a continuidade do trabalho remoto.

Untitled design - 2022-02-18T105719.133

Untitled design - 2022-02-18T105719.133

A busca por reconexão com o meio ambiente segue em alta na medida em que as empresas oficializam o home office — o que contribui para a redução do consumo de energia elétrica em escritórios e da utilização de meios de transporte que utilizam combustíveis fósseis.

Untitled design - 2022-02-18T110421.452

Untitled design - 2022-02-18T110421.452

Segundo a Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2021, 55%dos brasileiros pretende trabalhar mais de casa no pós-pandemia.

4

Paixão e propósito, sim!

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional nunca foi tão apreciado. Em 2015, apenas 12% dos consumidores do mundo priorizaram um tempo para si, o que dobrou para 24% em 2021, segundo o relatório da Euromonitor.

Untitled design - 2022-02-18T112220.165

Untitled design - 2022-02-18T112220.165

Já 42% sentem que podem fazer a diferença a partir das suas ações.

5

Controlar o bolso é preciso!

Um estudo da Pinterest, prevê que a busca por educação financeira crescerá 155%, enquanto a procura por dicas de investimento subirá 195% em 2022.

Finance

Finance

Finance

A ânsia por equilíbrio financeiro é obviamente um reflexo da decorrente crise financeira que atingiu — e ainda atinge — uma parcela significativa da população.

Untitled design - 2022-02-18T115444.219

Untitled design - 2022-02-18T115444.219

De acordo com a pesquisa do Akatu e da GlobeScan, 62% dos brasileiros tiveram a vida financeira afetada negativamente em 2021, e 70% afirmam que vão economizar mais na vida pós-pandemia.

Untitled design - 2022-02-18T115817.112

Untitled design - 2022-02-18T115817.112

A boa notícia é que a maioria dos consumidores está relativamente otimista com o futuro. O estudo da Euromonitor indica que 51% dos consumidores acreditam que terão melhores condições financeiras nos próximos cinco anos.

media/tenor:16923738471385777626

E, se esse desenvolvimento vier acompanhado de hábitos mais conscientes de consumo, como dizer não ao supérfluo, gerar menos resíduos e evitar desperdícios, todo mundo sai ganhando.

Untitled design - 2022-02-18T120850.140

Untitled design - 2022-02-18T120850.140

Confira todos os detalhes sobre todas essas tendências.

Untitled design (8)

Untitled design (8)