5 tendências

de consumo consciente em 2022

Sublinhado rabiscado

O ano de 2022 já está a todo vapor e, cada vez mais, o consumo consciente tem pautado as conversas e iniciativas de pessoas, marcas e instituições.

A pandemia obrigou a sociedade a adaptar comportamentos e muitos consumidores repensaram suas reais necessidades e hábitos cotidianos.

Com base nestas mudanças comportamentais, o Instituto Akatu elencou cinco tendências para a prática do consumo consciente em 2022.

1

Estilos de vida de baixo carbono vieram para ficar!

De acordo com o relatório 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2022, desenvolvido pela Euromonitor, 67% dos consumidores do mundo tentaram causar um impacto positivo no meio ambiente por meio de suas ações cotidianas no último ano.

A Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2021, produzida pelo Akatu em parceria com a GlobeScan, destaca a percepção por parte dos brasileiros de que nosso estilo de vida tem impacto na crise climática.

No país, 86% dos consumidores desejam reduzir seu impacto individual sobre o meio ambiente e a natureza.

2

Comprar itens de segunda mão está na moda!

Um levantamento do Sebrae destaca que, no primeiro semestre de 2021, foram abertos 48,58% brechós a mais em relação ao primeiro semestre de 2020 — maior crescimento  em seis anos.

Ao comprar um item usado, o consumidor evita os impactos negativos associados à produção de um novo. Ele ainda promove a extensão da vida útil dos produtos, e pode adquirir algo de qualidade por um valor mais acessível.”

gerente de comunicação do instituto Akatu

Bruna Tiussu

3

Mais natureza, por favor!

Em 2021, muitas pessoas deixaram as capitais e se mudaram temporariamente para o interior ou para áreas rurais.

A tendência é que isso se torne algo permanente, principalmente com a continuidade do trabalho remoto.

A busca por reconexão com o meio ambiente segue em alta na medida em que as empresas oficializam o home office — o que contribui para a redução do consumo de energia elétrica em escritórios e da utilização de meios de transporte que utilizam combustíveis fósseis.

Segundo a Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2021, 55%dos brasileiros pretende trabalhar mais de casa no pós-pandemia.

4

Paixão e propósito, sim!

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional nunca foi tão apreciado. Em 2015, apenas 12% dos consumidores do mundo priorizaram um tempo para si, o que dobrou para 24% em 2021, segundo o relatório da Euromonitor.

Já 42% sentem que podem fazer a diferença a partir das suas ações.

5

Controlar o bolso é preciso!

Um estudo da Pinterest, prevê que a busca por educação financeira crescerá 155%, enquanto a procura por dicas de investimento subirá 195% em 2022.

A ânsia por equilíbrio financeiro é obviamente um reflexo da decorrente crise financeira que atingiu — e ainda atinge — uma parcela significativa da população.

De acordo com a pesquisa do Akatu e da GlobeScan, 62% dos brasileiros tiveram a vida financeira afetada negativamente em 2021, e 70% afirmam que vão economizar mais na vida pós-pandemia.

A boa notícia é que a maioria dos consumidores está relativamente otimista com o futuro. O estudo da Euromonitor indica que 51% dos consumidores acreditam que terão melhores condições financeiras nos próximos cinco anos.

E, se esse desenvolvimento vier acompanhado de hábitos mais conscientes de consumo, como dizer não ao supérfluo, gerar menos resíduos e evitar desperdícios, todo mundo sai ganhando.

Confira todos os detalhes sobre todas essas tendências.