76% dos brasileiros querem que crianças aprendam sobre diversidade já na pré-escola

A pesquisa Global Learner Survey 2021 – Parte 2, desenvolvida pela empresa de aprendizagem Pearson identificou que 76% da população brasileira afirma que a idade ideal para que as crianças comecem a aprender sobre temas como diversidade e equidade é já na pré-escola.

O levantamento ouve populações de diversos países para identificar suas percepções e expectativas sobre a educação.

Esta segunda parte ouviu pessoas com idades entre 16 e 70 anos em cinco países (Brasil, China, Estados Unidos, Índia e Reino Unido) para entender como elas esperam que os sistemas educacionais tratem temas sociais como diversidade e equidade de acesso.

Quando os dados são analisados globalmente, o quadro se inverte.  A maioria dos participantes dos outros quatro países acreditam a melhor fase para começar a abordagem esses temas é no Ensino Fundamental – China (47%), Índia (43%), Reino Unido (48%) e EUA (34%).

Outro dado de destaque é que, para os respondentes, as escolas são tão responsáveis por ensinar sobre temas sociais quanto por transmitir conteúdo acadêmico.

Para 82% dos brasileiros, os sistemas educacionais deveriam preparar os alunos para a vida em uma sociedade multirracial.

O levantamento diagnosticou ainda que 80% dos respondentes nos cinco países estão procurando ativamente aprender sobre assuntos como justiça social, diversidade ou equidade de gênero.

Mais de 60% sentem que poderiam aprender mais sobre temas relacionados a diversidade, mas 28% dizem não saber onde procurar por esse tipo de conteúdo.

A Pearson conduziu o estudo em parceria com a Morning Consult, empresa global de inteligência de dados sediada nos Estados Unidos.

Foram ouvidas 5.500 pessoas com idades entre 16 e 70 anos, por meio de entrevistas online, entre os dias 27 de maio e 10 de junho de 2021. Os resultados são representativos da população com acesso à internet em cada país.