Mais de 300 mil pacotes de absorventes Always, marca da industria Procter & Gamble (P&G), foram doados no mês de fevereiro de 2022 ao Governo do Amazonas.
A ação faz parte da campanha nacional promovida pela marca #MeninaAjudaMenina, pelo Fim da Pobreza Menstrual.
O material será distribuído gratuitamente para estudantes em situação de pobreza nas escolas da rede estadual, localizadas na capital e no interior do Amazonas.
Estes itens se somarão a mais absorventes adquiridos pelo Governo do Amazonas para atender durante todo o ano meninas e mulheres em situação de extrema pobreza, que não têm como ter uma higiene menstrual adequada.
Laura Vicentini, vice-presidente das marcas de cuidados femininos e bebês da P&G Brasil.
"
Para dar visibilidade sobre os impactos da pobreza menstrual, Always realizou em 2020 uma pesquisa, em parceria com a Toluna, com 1124 mulheres entre 16 a 29 anos, de todas as classes e regiões do Brasil.
Os resultados foram analisados pela pesquisadora e antropóloga Mirian Goldenberg e mostram que a falta de dignidade na menstruação é um reflexo da desigualdade de gênero e é agravado pelo tabu em torno da menstruação.
1
Uma em cada quatro mulheres já faltou a aula por não poder comprar absorventes.Quase metade destas (48%) tentaram esconder que o motivo foi a falta de absorventes e 45% acredita que não ir à aula impactou negativamente o seu rendimento escolar.
2
Mais de uma em cada quatro jovens (29%) revelou não ter tido dinheiro para comprar produtos higiênicos para o período menstrual em algum momento de suas vidas
3
Com as limitações financeiras, mulheres recorrem a alternativas, como papel higiênico, roupas velhas ou toalha de papel
Na campanha #MeninaAjudaMenina, já foram doados mais de três milhões de absorventes para as instituições: