bares e restaurantes contra a fome

A Ambev fez uma parceria com a startup social Comida Invisível para conectar quem quer doar alimentos — neste caso, estabelecimentos como restaurantes, bares, mercados e supermercados — com quem precisa.

Daniela Leite, CEO da Comida Invisível.

A iniciativa está em fase piloto no Rio de Janeiro. Os pontos de vendas da região oeste da cidade podem solicitar seu cadastro junto à startup social para participar.

33 milhões

                             de pessoas passam fome no Brasil e não têm certeza de quando vão conseguir fazer a próxima refeição. O percentual, que está acima da média mundial, fez com que o Brasil voltasse a figurar no Mapa da Fome das Nações Unidas.

Por outro lado, cerca de 26 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente no Brasil, segundo dados da FAO/ONU.

CARLA CRIPPA, VICE-PRESIDENTE DA ÁREA DE IMPACTO POSITIVO E RELAÇÕES CORPORATIVAS DA AMBEV.

“Sabemos que muitas famílias vivem em situação de insegurança alimentar e, por isso, buscamos um parceiro que nos ajudasse a dar destinação a uma parte de alimentos que normalmente seriam descartados.”

Os pontos de venda podem sinalizar quais alimentos estarão disponíveis para doação. De acordo com a Lei 14.016/20 é permitido doar alimentos que estejam dentro do prazo de validade (próximos do vencimento), que não tenham comprometidas sua integridade e a segurança sanitária, mesmo que haja danos à sua embalagem e tenham mantidas suas propriedades nutricionais e a segurança sanitária, ainda que tenham sofrido dano parcial ou apresentem aspecto comercialmente indesejável.

O cadastro dos PDVs na plataforma é financiado pela Ambev, que quer disseminar a cultura da doação de alimentos em seu ecossistema. Além disso, a companhia também participa com a doação dos alimentos de seu Centro de Distribuição.

A escolha do RJ para acolher a etapa inicial da iniciativa não é por acaso, já que a fome atinge 2,7 milhões de pessoas no estado. 

A ideia é que, após a fase piloto, o projeto ganhe força e seja escalado para todo o país, podendo alcançar mais de 190 mil pontos de vendas parceiros da Ambev, com potencial de doações de 570 mil toneladas de alimentos por mês.