ecoturismo

latino-americano

O ecoturismo na América Latina se expandiu consideravelmente nas últimas décadas. Praticamente todos os países da região, do sul do México à Argentina, estão emergindo como um destino de primeira classe para aventuras ao ar livre.

O melhor de tudo isso é que a maioria desses países ainda não foi vítima da globalização ou do aumento do turismo de massae oferecem uma experiência cultural relativamente intocada.

Então, aqui estão 8 atividades de ecoturismo na América Latina que todas as almas aventureiras devem adicionar à sua lista de viagens:

KITESURF NO BRASIL

Com centenas de quilômetros de praias praticamente vazias, clima tropical quente e uma média de nove meses de vento por ano, a costa do Ceará, no Brasil, é um paraíso para os praticantes de kitesurf que procuram pegar os ventos do oceano.

A praia do Cumbuco é o ponto mais badalado da região, oferecendo uma variedade de lagoas de águas planas com ondas leves.

SNORKEL NA RIVIERA MAYA

O sistema fluvial subterrâneo de cenotes Sac Actun se estende por mais de 160 quilômetros pela Riviera Maya, no México. Seus sumidouros eram considerados pelos antigos Maias as como portas de entrada para a vida após a morte.

As águas cristalinas são excelentes para mergulhadores explorarem cavernas subterrâneas espetaculares. O cenário ao longo do caminho é impressionante e este foi recentemente declarado o sistema fluvial subterrâneo mais longo do mundo.

ESCALADA NA PATAGÔNIA

Descoberta por Fernão de Magalhães em 1520, a Patagônia é uma extensão intocada de terra que ocupa mais de 670.000 quilômetros quadrados no sul da Argentina e do Chile.

A região é igualmente conhecida por sua abundante vida selvagem (incluindo condores, pumas e guanacos) e impressionantes picos de montanhas, que atraem trekkers de todo o mundo.

A área ao redor da cidade de Bariloche, no norte da Patagônia, oferece uma variedade de rotas de escalada bem fechadas para desafiar os entusiastas de todos os níveis de habilidade.

CONTATO COM A NATUREZA NO PANAMÁ

Referido por alguns como “as novas Galápagos”, o Parque Nacional da Ilha Coiba, com mais de 2.700 quilômetros quadrados permanece praticamente intocado. Isso se deve, em grande parte, ao fato de que a ilha foi o lar de uma colônia penal de 1919 a 2004.

Maior ilha de toda a América Central, aproximadamente 75% das terras de Coiba são florestas tropicais virgens. Cerca de 80% do parque é oceânico, repleto de baleias, golfinhos, tartarugas marinhas e peixes tropicais raros que o tornam um paraíso para mergulhadores.

ASA DELTA E PARAPENTE NO EQUADOR

Localizada na costa noroeste do Equador, Canoa é uma pequena cidade litorânea descontraída e extremamente popular entre surfistas e expatriados.

Os ventos constantes e as falésias suaves que cercam Canoa criam condições perfeitas para voar de asa delta e parapente sobre a pitoresca praia. Isso explica por que a cidade é sede do Campeonato Aberto de Asa Delta de Canoa desde 2010.

TRILHA INCA PARA MACHU PICCHU

A atração turística mais popular do Peru, construída pelos Incas por volta de 1440 d.C., atrai mais de 500.000 visitantes por ano. É fácil entender o porquê, já que a arquitetura gloriosa da cidade antiga cravada acima das nuvens permanece praticamente intacta.

Suas impressionantes paredes de pedra gigantes, templos antigos e terraços verdes exuberantes têm vista para um desfiladeiro no rio Urubamba, com as montanhas dos Andes ao redor. Várias empresas de turismo oferecem expedições guiadas a este Patrimônio Mundial da UNESCO.