O Projeto Sementes, apoiado pela marca de alimentos naturais e orgânicos Mãe Terra, está oferecendo para educadores de todo Brasil materiais de apoio para a criação de hortas pedagógicas nas escolas.
A iniciativa foi idealizada pela Escola Municipal Des. Amorim Lima, em São Paulo, com o apoio do Instituto Pé de Feijão e Mar Bravo, em conjunto com a marca.
Um dos materiais oferecidos é o Manual da Horta Escolar, que traz o passo a passo para a implantação de uma horta escolar em diferentes contextos.
Os professores interessados podem receber ainda o Caderno de Apoio aos Educadores, que traz a base teórica necessária para que os educadores se sintam seguros para trazer os temas para os estudantes, além de diversas atividades.
O projeto piloto funciona na EMEF Des. Amorim desde julho de 2020. A experiência de revitalização da horta já existente da escola deu origem aos materiais disponibilizados.
Hoje, o projeto trabalha na construção da “Sala da Horta”, um espaço desenhado para ser uma cozinha pedagógica experimental e um local de atividades no meio da horta, que pode ser usado como modelo para todos os tipos de escolas.