Instituto Favela da Paz é modelo de construção sustentável

Em sua 26ª edição, a Conferência das partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, realizada em 2021 na cidade de Glasgow, na Escócia, escolheu 8 construções entre as mais sustentáveis do mundo.

O Instituto Favela da Paz, localizado no Jardim Ângela, em São Paulo, está entre os escolhidos.

O Instituto foi citado junto com projetos como uma escola privada construída toda em bambu em Bali, na Indonésia, e o projeto Tecla, com casas de barro feitas via impressoras 3D a partir de argila crua inteiramente colhida na própria região de Massa Lombarda, na Itália.

Para ampliar em 5 vezes a capacidade de atendimento do Instituto e chegar a 50 mil pessoas acolhidas, o Instituto vai ganhar uma nova sede, com projeto assinado pelo Atelier O’Reilly Architecture & Partners.

Suas principais características são a construção com sistemas híbridos como woodframing, metálica e concreto armado, além de mais de 43 estratégias sustentáveis bioclimáticas.

Projeto já está em fase de captação de recursos.

As propostas de edificação e urbanização imputam, como ferramentas de transformação, ações que atendem a erradicação da pobreza com formação de mão-obra aplicadas na construção do edifício, como impulso econômico local.

Pessoas, arquitetura e urbanismo se entrelaçam na estruturação de um complexo que estabelece um novo paradigma diante das possibilidades de interação que a tecnologia oferece.