Óleo de cozinha reciclado vira cestas básicas nas favelas

O G10 Favelas lançou a campanha Seu óleo de cozinha usado pode transformar vidas, realizada em parceria com a OXMA, startup que tem como finalidade trazer maior profissionalismo e digitalização ao processo de coleta de óleo de cozinha usado.

A ação tem o objetivo de engajar bares e restaurantes para darem um destino correto e sustentável às grandes quantidades de resíduos do óleo de cozinha.

Além disso, para cada litro de óleo coletado, a OXMA doa recursos ao G10 Favelas para ações de combate à fome.

O movimento conta com a parceria de chefs renomados, como Paola Carosella, que comanda o Arturito, um dos restaurantes participantes.

A chef, que também é defensora de causas sociais e ambientais, como o combate à fome e o futuro do planeta, sabe da necessidade e urgência para mudanças de atitudes.

“Tudo o que a gente puder fazer deve ser feito. Tudo é para ontem”, afirma Paola Carosella.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias e Óleos Vegetais (Abiove), no Brasil, o consumo de óleo chega em média 3 bilhões de litros ao ano e a cada quatro litros consumidos, um é descartado de forma inadequada, representando cerca de 700 milhões de litros lançados ao meio ambiente, por ano, sem o devido cuidado.

Somos agentes de transformação e nosso propósito é de impacto socioambiental. Queremos conscientizar mais proprietários de bares e restaurantes sobre o descarte correto do óleo. E com o G10 Favelas estamos fazendo a diferença para famílias em situação de insegurança alimentar.”

Murilo Bachiavini Marcondes, CEO da OXMA.

Os restaurantes participantes recebem ainda o selo de responsabilidade social Coleta Sustentável e Impacto Social emitido pela OXMA.

A campanha teve início no estado de São Paulo e deve ser expandida para o restante do país.