rock in rio sustentável

reciclagem

O festival de música Rock in Rio Brasil 2022 organizou um sistema inovador para a reciclagem dos resíduos, em parceria com as cooperativas Recicla Mais, Cooper Ecológica e Coopama.

O diferencial foi o uso da tecnologia blockchain, o que permite a rastreabilidade de todo o processo e melhor gestão, facilitando a implementação real da economia circular.

Humberto Bahia, fundador e CEO da Startup Reutiliza Já, responsável pela implementação da tecnologia.

“”

Na prática, o rastreamento gera estatísticas confiáveis que servem de base para soluções criativas para a cadeia da logística reversa, da economia circular. Com isso, é possível entregarmos um material diferenciado, de mais valor às indústrias, e atrair mais investimentos da iniciativa privada.

Além da rastreabilidade dos materiais, a plataforma auxilia as cooperativas na gestão e operação da sua produção no dia a dia.

Fábio Cidrin, coordenador de projetos da Associação Nacional dos Catadores (as) – ANCAT.

“”

O sistema apresenta, em tempo real, os estoques de produtos finalizados, além de emitir documentos como notas fiscais, controle de qualidade, e registro de fardos de forma que possam ser rastreados.

Cerca de 80 catadores e catadoras trabalham no festival. Até o momento, 50 toneladas de resíduos já estão prontas para retornar à indústria e a estimativa é prensar mais de 130 toneladas.