ODS17

Welight: ferramenta ajuda a unir pessoas para transformar o planeta

Ferramenta gratuita de geração de impacto social estreia com 1.500 lojas parceiras, beneficiando 26 instituições

Empresa de tecnologia e impacto social que nasceu com o propósito de acelerar as transformações positivas no planeta, o Welight lança sua primeira ferramenta que chega com a missão de possibilitar com que as pessoas possam apoiar instituições com reconhecido trabalho social e ambiental, gratuitamente, ao comprar em mais de 1500 lojas online.

O mecanismo é bastante simples. São necessários apenas alguns cliques para que recursos sejam gerados e revertidos em prol de causas importantes, tornando o consumo um ato consciente. Tudo, de forma automática e sem custos extras.

Sempre que um participante entra em uma das diversas lojas integradas ao Welight, a ferramenta, adicionada ao navegador (Chrome, Safari ou Firefox), pergunta se há o desejo de gerar uma doação, caso a compra seja efetivada. A loja parceira, então, reserva uma comissão de até 15% do valor da venda, que é repassada às instituições, através do Welight, quando a compra é feita. O usuário, além de não gastar nada a mais, ainda economiza, podendo visualizar os cupons de desconto disponíveis para cada loja, automaticamente.

As instituições participantes do projeto foram cuidadosamente selecionadas a partir dos seguintes critérios: grau de impacto, credibilidade, gestão e inovação. Atualmente, 26 ONGs são apoiadas: Saúde Criança, Conservação Internacional, TETO, Sea Shepherd, Visão Mundial, Instituto Ethos, Street Football World, Gastromotiva, Ampara Animal, Instituto A Gente Transforma, Fundação Circo Voador, Instituto Todos na Luta, ARCAH, Instituto Novo Ser, Iniciativa Verde, Cidades Sem Fome, Fundação Amazonas Sustentável, Aldeias Infantis e Observatório de Favelas.

Dentre as milhares de lojas integradas estão:Netshoes, Submarino, Americanas, Alibaba (Aliexpress), Walmart, Ponto Frio, Best Buy, Sephora, Centauro, Renner, C&A, além de várias companhias aéreas e OTAs (Online Travel Agencies). A meta é chegar até o final de 2017 com 10 mil e-commerces parceiros. Após o cadastro do usuário, nossa tecnologia gera doações a partir das compras, sem que haja a necessidade de a pessoa passar pelo site do Welight.

Pontos para apoiar ONGs

Ao se cadastrar no Welight, o usuário recebe cinco pontos para distribuir entre as ONGs que mais quer apoiar e a arrecadação total do Welight com comissões das lojas é dividida entre as instituições de acordo com a pontuação obtida por cada uma delas. Assim, qualquer pessoa gera um impacto positivo mesmo antes de fazer compras, simplesmente por distribuir seus pontos.

Do total repassado pelas lojas, 90% é destinado às Instituições parceiras. O restante compõe a receita operacional do Welight, sendo esta a menor taxa praticada entre as plataformas desta natureza. Este valor é integralmente reinvestido, seguindo o modelo de “negócio social”, em que o único objetivo do lucro é a ampliação contínua do impacto positivo a ser gerado.

No perfil do usuário é possível ver atualizações das ONGs através de vídeos, fotos e textos, além de acompanhar o impacto positivo promovido por ele no mundo: quantas pessoas foram ajudadas, crianças apoiadas e animais resgatados, por exemplo. Os participantes também ganham medalhas relativas aos 17 ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) do Pacto Global da ONU, tal como num game de transformação planetária.

Este é um dos diferenciais do Welight, que além de aproximar as pessoas do resultado real de sua colaboração, calcula o impacto individual dos usuários. Nesta conta, considera-se não somente as doações geradas pelas compras, como também a as doações geradas por todas as pessoas que entram na plataforma direta ou indiretamente através do convite deste usuário. Assim, qualquer pessoa pode produzir grandes benefícios socioambientais mesmo sem fazer compras, apenas através da divulgação da plataforma, gerando impacto de forma colaborativa.

Segundo Ian Lazoski, um dos criadores do Welight, “nosso objetivo, além da geração do maior impacto positivo possível, é promover a cultura da solidariedade e do ativismo em prol de causas importantes. Por isso oferecemos uma usabilidade simples e aproximamos as pessoas dos resultados de suas ações, para que elas possam sentir na pele a maravilha que é transformar a vida de outras pessoas. Assim, espalhamos uma nova consciência, impulsionando um ciclo virtuoso de cooperação e coletividade, que ultrapassa os limites do que é gerado diretamente pela plataforma”.

Às vésperas de ser lançado no Brasil, o Welight já conta com equipe em outros países, preparando-se para iniciar sua expansão global até o final do primeiro ano de operação. E está previsto para julho o lançamento de um aplicativo mobile com as mesmas funções da plataforma web e muitas novidades.

Antes mesmo de iniciar oficialmente sua operação, o Welight já vem participando ativamente da transformação da vida de mais de cinco mil famílias. Por conta desse trabalho, os fundadores foram convidados a participar de um painel no Fórum de Inovação Social `The Global Summit 2016`, evento internacional que teve sua quinta edição realizada em agosto, na cidade do Rio de Janeiro; e também ministraram uma palestra sobre Ativismo 3.0 no Colaboramerica, principal evento latino-americano sobre a economia colaborativa.

Instituto Welight

O Instituto Welight foi criado em janeiro de 2016 numa iniciativa para dar vazão ao espírito ativista dos sócios do Welight e de seus colaboradores. Em menos de um ano, o Instituto já contabiliza importantes ações como: a entrega de mais de 300 mil litros de água para Governador Valadares logo após a tragédia de Mariana, com o apoio de artistas da música brasileira; a construção de um poço de água potável em uma comunidade com 150 famílias em Inhapi-Alagoas, que há décadas sofre com a seca; a viabilização de dois poços de água potável para as aldeias indígenas Huni Kuin, no Acre, onde a falta de acesso à água já vitimou adultos e crianças; lançamento da campanha de financiamento coletivo “Uatu Ererré”, em parceria com a Osklen, o Instituto E, o PayPal e o Circo Voador, com o objetivo de restabelecer o abastecimento de água, o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida na aldeia dos índios Krenak – uma das populações mais afetadas pelo desastre do Rio Doce. Esta iniciativa tem como uma das embaixadoras a atriz Dira Paes.

Site: welight.co

Facebook: www.facebook.com/welight.brasil