Empresas

XIV Benchmarking apresenta Ranking dos Melhores da Gestão Socioambiental Brasileira 2016

No último dia 30,, em São Paulo, foi conhecido o Ranking 2016 dos Legítimos da Sustentabilidade, selecionados pelo Programa Benchmarking Brasil – uma iniciativa pioneira e líder na certificação das melhores práticas socioambientais.

“Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer”  (Bench Day) foi aberto pela Presidente do Tribunal Regional Federal da 3a Região, a Desembargadora Federal Dra Cecília Marcondes que reafirmou a importância das boas práticas para o desenvolvimento sustentável, fundamentado no equilíbrio socioeconômico e ambiental.

A idealizadora do Programa, a especialista e ambientalista Marilena Lavorato disse que a sustentabilidade se tornou uma nova fronteira de inovação, e que o programa desenvolveu uma metodologia capaz de identificar a legitimidade dos que nela atuam com base na excelência de suas práticas. “Trabalhamos exclusivamente com práticas socioambientais , ou melhor, com a excelência destas boas práticas. Destacou a pluralidade e capacidade agregadora do programa para ser coerente com a vocação do tema que é de interesse difuso, e finalizou afirmando “Sem boas práticas, a sustentabilidade não existe. Fica restrita a retórica“, disse Marilena

Benchmarking

Benchmarking Brasil – Inteligência Coletiva em Sustentabilidade

Durante mais de 10 horas, especialistas, ativistas, lideranças e profissionais da área socioambiental de todo país estiveram reunidos num ambiente interativo de exposições, troca de experiências e conteúdos práticos. Cases, Aplicativos, Projetos, vídeos e arte fizeram parte deste efervescente dia pela difusão e incentivo a adoção das boas práticas de sustentabilidade. Foram certificados: 20 cases, 5 aplicativos, 5 projetos de inovações verdes, e 5 obras de arte sustentável, além do reconhecimento e homenagem a personalidade cuja trajetória deixará um legado para as próximas gerações. Benchmarking Brasil mais uma vez mostrou o lastro da sustentabilidade, as suas boas práticas.

Ranking Legítimos da Sustentabilidade 2016 – Empresas

Ranking Empresa Case
1 Itaipu Binacional (PR) Biodiversidade Nosso Patrimônio
2 CEAGESP (SP) Reduzindo o Desperdício
3 CAIXA (DF) Geração de Renda e Energia
4 FURNAS (RJ) Furnas Educa
5 Dana Brasil (RS) Fertirrigação Beneficia Rio
6 Fundação Alphaville (SP) Dilema Comum, Solução Compartilhada
7 ALUMAR (MA) Ações Ecológicas em Manguezal
8 Casa da Moeda do Brasil (RJ) Produção sustentável
9 Biosev (SP) Programa de Segurança Veicular
10 Instituto Embratel Claro (RJ) REDE + CRIANÇA
11 Cargill Agrícola SA (SP) Prêmio Cargill – Uso Racional da Água
12 Copel GeT (PR) Museu: 15 anos de história
13 Instituto do Câncer (SP) Retorno de Medicamentos ao Estoque
14 Grupo Neoenergia (RJ) Programa Diálogo Neoenergia
15 Labor Educacional (SP) Educação e Sustentabilidade
16 Fundação Vunesp (SP) Sistema Agroflorestal Rikwil
17 Biosev (SP) Prevenção de Incêndios

 

Benchmarking Indicadores

 

Ranking Empresa Case
1 Itaipu Binacional (PR) Cultivando Água Boa na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná III.
2 Grupo Fleury (SP) A Experiência de implantação de uma unidade Sustentável em uma empresa de saúde.
3 CAIXA (DF) Projeto Ilhas de Impressão

Sobre o Programa Benchmarking Brasil: 

 

O Programa Benchmarking se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com metodologia própria reconhecida pela ABNT, reconhece, certifica e compartilha as melhores práticas socioambientais das instituições brasileiras. Já certificou 339 práticas de 182 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Com aproximadamente 200 especialistas de 22 diferentes países participando da comissão técnica, o programa se tornou uma plataforma de inteligência coletiva em sustentabilidade. Hoje, a iniciativa conta com 1 modalidade âncora (Benchmarking Senior) destinado ao público corporativo e 5 modalidades paralelas (Benchmarking Junior, Benchmarking Indicadores, Benchmarking Artes, Benchmarking Pessoas, e Hackathon MAIS) destinado ao público jovem, artistas e personalidades ativistas. Além das organizações, o Programa trabalha com outros públicos para fortalecer o movimento das boas práticas junto a sociedade brasileira.

Todo este conhecimento aplicado produzido pelos especialistas atuantes em sustentabilidade são compartilhados em publicações especializadas e eventos técnicos. Além do Banco Digital de práticas disponível na internet, são 03 livros publicados (BenchMais 1, 2 e 3) e mais de 60 encontros técnicos realizados, além de 11 edições da Revista Benchmarking (versões eletrônica e impressa) que são distribuídas gratuitamente para público interessado nesta temática. Em 2013, o Programa foi o grande vencedor, 1o colocado, na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. Em 13 edições já realizadas construiu e detém o maior banco de boas práticas socioambientais certificadas e com livre acesso do país. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade.

A XIV edição do Programa Benchmarking Brasil conta com apoios importantes, tais como: Institucional:  TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e do IAPMEI – Parcerias para o crescimento do ministério de economia do governo de Portugal. Divulgação: diversos portais e revistas especializadas em sustentabilidade tais como: Envolverde, Pensamento Verde, Acionista, RSOPT (Rede de Responsabilidade Social das Organizações de Portugal), e Revista Meio Ambiente Industrial. Acadêmico: Escolas Profissionalizantes Centro Paula Souza, IFSP e Senai SP, e as Universidades Anhembi Morumbi, Uninove e Mackenzie, parceiros nas modalidades Benchmarking Junior e Hackathon MAIS. O XIV Bench Day, ocasião em que se apresenta o Ranking Benchmarking dos legítimos da sustentabilidade 2016 se realizou nos dias 29 e 30 de junho no Hall Nobre e auditório do Tribunal Regional Federal da 3a Região – Av. Paulista, 1842 – 25o andar, em São Paulo/SP. (#Envolverde)