IPCC

No encontro do IPCC com a imprensa, na COP19 em Varsóvia na Polônia, Thomas Stoker, Jonathn Lynn e Renete Crist responderam algumas perguntas sobre o relatório de Mudanças Climáticas de 2013. Uma das questões-chave tratadas é como prevenir as mudanças climáticas e quanto de CO2 na atmosfera altera a temperatura antes de chegarmos a condições mais perigosas. O tema das Filipinas e o recente desastre estiveram entre as perguntas. Confira abaixo:

O aquecimento do sistema climático é inequívoco segundo a apresentação do relatório do IPCC 2013 das mudanças climáticas. Em resumo, a influência das atividades humanas no clima é clara. Os cenários do IPPC mostram um mundo diferente no futuro, com provavelmente mais de 2°C de aumento na temperatura.

capaipcc2013baseO dióxido de carbono (CO2)acumulado determina o aquecimento do clima, sendo independente do perfil de emissões. O aquecimento continuará durante séculos e fará parte do sistema climático. “Cada tonelada de CO2 causa a mesma quantidade de aquecimento, não importa onde e quando é emitido”.

Segundo o IPCC existe um alto grau de confiança das projeções do relatório: com confiança mediana, se observa uma perda de massa glaciar para a Antártida e com alto grau de confiança a perda de superfície da Groenlândia. O aquecimento dos oceanos, o derretimento das geleiras e a redução do armazenamento de água nos continentes são alguns dos efeitos das alterações do sistema climático. As projeções também mostram mudanças no padrão que ocorrem os fenômenos extremos, com por exemplo, uma intensificação das tempestades nos trópicos. Os ciclones tropicais provavelmente aumentarão de intensidade no futuro.

O último relatório do IPCC 2013 tinha três mensagens principais: a mudança climática está a acontecer, as ações dos seres humanos possuem influência e preciso agir com urgência. São mudanças cruciais e decisões que são relevantes para o processo com um clima sustentável e com menos impacto de eventos como os desastres naturais. O tempo não está do nosso lado, mas a questão é se estamos todos juntos para apoiar decisões relativas às mudanças climáticas.

* Rodrigo Rudge Ramos Ribeiro desenvolve projetos de riscos naturais e atualmente trabalha na Polônia pela UNESCO.