COP19: Jantando com o lobista

acordo

Nos perguntamos muitas vezes como e por quais meios as partes mais interessadas nas consequências de uma Conferência Internacional podem intervir no interior de uma assembleia.

Algumas respostas a esse tipo de pergunta encontramos na noite do dia 15, quando tivemos o prazer de sair para jantar ao lado do representante de uma importante multinacional.

Antes de tudo, notamos que é ingênuo pensar que a COP seja o lugar mais adequado para fazer atividades de lobbying, levando os interesses da própria companhia, já que, por definição, essa é a fase final de tratativas e negociações que começaram muito antes. O interesse de uma companhia, nesse caso, é mais focalizado na compreensão e elaboração de dados baseados no poder decisional das nações.

Pode-se, dessa forma, afirmar que a figura profissional que uma multinacional tende a inserir é a do técnico analista, altamente competente e especializado, que levará as informações à companhia.

Não podendo citar o nome do manager e da companhia para a qual trabalha, é interessante também reconhecer que a voz das companhias é, de qualquer forma, uma voz válida dentro da conferência – mesmo estando “fora do coro”. A experiência de ontem nos abriu os olhos para uma visão talvez mais desencantada e concreta, mas objetivamente real e interessante.

Dito isto, para concluir, nos perguntamos de que modo estas pessoas conseguem obter as credenciais para entrar na Conferência. A empresa para a qual o lobista trabalha, normalmente, as pede e obtém por meio de associações que participam da COP; uma vez dentro do evento, o trabalho continua de forma independente daquela associação, utilizada somente como modo de se credenciar.

* Davide Cattani e Matteo Petrolli são do Observatório SOStenibile e participa da cobertura especial da Agência Jovem de Notícias, projeto encabeçado pela ONG Viração Educomunicação, que pretende levar propostas da juventude para serem contempladas pelos negociadores brasileiros durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP19).

** Para acompanhar a cobertura jovem da COP19 acesse também:  www.agenciajovem.org e www.redmasvos.org. Os conteúdos serão produzidos em português, espanhol e italiano.