Brasil: Reprimidas atividades ilegais na Amazônia
Cuba: Consolidação de ecomateriais
Venezuela: Salvando o que resta da floresta Caparo

*****************************************
BRASIL – Reprimidas atividades ilegais na Amazônia

Rio de Janeiro, 9 de maio de 2011 (Terramérica).- Embargo de 19 mil hectares de áreas de desmatamento ilegal, apreensão de 5,4 mil cabeças de gado e R$ 83 milhões em multas. Estas são as estatísticas atuais de uma operação deflagrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) para fiscalização de regiões da Amazônia.

Iniciada no final de março e sem prazo determinado para acabar, fazem parte também dos resultados da “Operação Disparada” o fechamento de quatro serrarias ilegais e o confisco de equipamentos e madeira extraída ilegalmente.

“A apreensão do gado é fundamental para conter o desmatamento”, declarou ao Terramérica o  coordenador-geral de Fiscalização do Ibama, Bruno Barbosa.“Muitos dos proprietários dos animais já haviam sido notificados no ano passado e não tomaram providências. Não existe espaço para esse tipo de atividade ilegal. A Fiscalização vai continuar”, complementou.

O gado apreendido será doado ao programa Fome Zero, do governo federal.

*****************************************
CUBA – Consolidação de ecomateriais

Havana, 9 de maio de 2011 (Terramérica).- Quase meia centena de oficinas produzem em Cuba ecomateriais para construção de moradias. Nos últimos 12 meses, esta elaboração permitiu melhorar as condições de vida de 3.383 famílias, segundo fontes acadêmicas.

A produção inclui tijolo de barro, telhas e blocos em cuja fabricação são usadas matérias-primas naturais, como resíduos da cana-de-açúcar, entre outros.

Técnicos do Centro de Pesquisas de Estruturas e Materiais da Universidade Central de Las Villas, liderados pelo engenheiro Fernando Martirena, iniciaram esta tecnologia há vários anos, com apoio da Agência Suíça para o Desenvolvimento e a Cooperação (Cosude), a União Europeia e fundações privadas da Alemanha.

O Ministério da Construção decidiu agora ampliar a tecnologia de ecomaterais para todo o país e estabeleceu 2015 como prazo, disse Martirena ao Terramérica.

Espera-se que um projeto apoiado pela Cosude – vigente até o mesmo ano, de reflorestamento com bambu para obter outro material ecológico de construção –, dê maior impulso a este tipo de construção.

No momento, estão disponíveis 5.990 hectares de florestas de bambu com capacidade para produzir 479.200 metros cúbicos por ano para serem usados como matéria-prima na construção de casas, disse Martirena.

*****************************************
VENEZUELA – Salvando o que resta da floresta Caparo

Caracas, 9 de maio de 2011 (Terramérica).- A Universidade de Los Andes, na Venezuela, pediu ações urgentes para salvar o que resta da floresta de Caparo, nas planícies do extremo sudoeste onde estão águas tributárias do Orenoco, alvo de uma desmedida exploração madeireira desde o final do Século 20.

“Da área florestal original restam apenas 10%, sete mil hectares, mas espalhados em mais de mil propriedades”, disse ao Terramérica o professor Wilfredo Franco, que lidera o grupo universitário que gestiona a proteção de Caparo.

“A floresta ainda é objeto de invasões por quem quer fazer ilegalmente pastagens e cultivar banana, mandioca e frutas”, acrescentou;

Entre as medidas para salvar os restos da floresta, a universidade pede atualização do cadastro, incorporação da zona à Missão Árvore de reflorestamento, do governo central; melhorar o convênio entre autoridades e a casa de estudos; construir infraestrutura de proteção e desenvolver uma campanha educativa na área.

Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.