Arquivo

Estados Unidos e União Europeia devem deter Israel

ue_usaDubai, Emirados Árabes Unidos, 3/11/2014 – Estados Unidos e União Europeia (UE) devem agir contra a opressão de Israel, afirma o jornal em inglês The Gulf News, dos Emirados Árabes Unidos, alertando que “a arrogância de Israel” está perto de atingir níveis de violência perigosa nos territórios ocupados de Jerusalém e Cisjordânia.

Durante uma sessão de emergência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), o subsecretário-geral de assuntos políticos, Jeffrey Feltman, pediu que Israel “cancele” seu plano de construir mil novas moradias nas colônias, pois violam o direito internacional e atentam contra a solução de dois Estados, acrescentou o jornal.

“Essa retórica precisa desatar ações internacionais, que devem começar com o governo dos Estados Unidos e dos países membros da UE decidindo pela interrupção dos contatos normais e não permitindo o livre fluxo de ajuda e comércio com um governo como o de Benjamin Netanyahu, dedicado a destruir toda esperança de uma solução negociada e a incentivar a violência, para piorar a situação e justificar novas medidas repressivas, e impor um tratamento cruel contra os palestinos”, destacou o jornal. Envolverde/IPS