Arquivo

Reunião da Irena entre pedidos para ampliar energias renováveis

renovaveisAbu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 4/11/2014 – A Agência Internacional das Energias Renováveis (Irena) reuniu representantes de 90 países em sua sede da capital dos Emirados Árabes Unidos para revisar e recomendar ações para aumentar seu uso em escala mundial. O encontro de dois dias, que termina hoje, foi convocado após a divulgação do último informe do Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre a Mudança Climática (IPCC), que recomenda a descarbonização da matriz energética do mundo até 2100.

O papel da Irena para a comunidade de especialistas que trabalham para deter a mudança climática ocupou lugar central na Cúpula do Clima das Nações Unidas em setembro, quando países, organizações internacionais, empresas e a sociedade civil se uniram em duas grandes iniciativas de energias renováveis encabeçadas pela Irena: o Corredor de Energia Limpa para a África e a iniciativa Farol dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.

As energias renováveis continuarão tendo um grande papel na cúpula da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática (CMNUCC), que acontecerá em Lima, no Peru, em dezembro. Esta será uma das instâncias importantes antes da 21ª Conferência das Partes que acontecerá em Paris em 2015, na qual a comunidade internacional tentará alcançar um acordo que atenda o problema do aquecimento global. Envolverde/IPS