Negócio Social "Retalhar" disputa Desafio para Empreenderores e pede votos online

Porta-ferramentas confeccionado com uniforme reciclado
Porta-ferramentas confeccionado com uniforme reciclado

Identificar e operacionalizar soluções sustentáveis para reutilização ou reciclagem de uniformes funcionais descartados pelas empresas, com a contratação de mão-de-obra cooperada numa modalidade inclusiva. Esta é a proposta da Retalhar, negócio social que concorre no Desafio Méliuz Startup para empreendedores.

O concurso dirigido a negócios sociais oferece um prêmio em dinheiro e consultoria por um período de 5 meses. Uma das condições para conquistar esses prêmios é ter o apoio do maior número possível de internautas, que podem votar na página http://www.meliuz.com.br/desafiomeliuz/startup/retalhar-costurando-ideias#desafio.

Uniformes que as empresas fornecem aos funcionários são periodicamente trocados por novos, levando ao descarte das peças antigas como resíduos. Por questões de segurança e facilidade operacional são normalmente encaminhados para incineração ou para aterros sanitários — destinações inadequadas porque encurtam a vida útil de matérias-primas industrializadas com alto impacto social e ambiental, envolvendo consumo de grandes volumes de água, pesticidas e muito tempo para decomposição nos aterros. “As empresas descartam toneladas de uniformes anualmente e tudo isso é simplesmente jogado fora quando poderia ser reaproveitado de diversas formas, até mesmo pela própria empresa. Nosso trabalho procura ‘costurar ideias’ que beneficiam para todos os envolvidos”, explica Jonas Lessa, da Retalhar.

“A incineração tem elevado consumo de energia e produz grande quantidade de cinza tóxica; os aterros sanitários estão com os dias contados” – continua, lembrando que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei.12.305/2010) responsabiliza as companhias pela destinação correta dos resíduos. “Ao receber os uniformes, a Retalhar se compromete em garantir a segurança da logomarca e dá destinação sustentável aos materiais: reciclagem de todos os componentes, doação ou produção de brindes para a própria empresa geradora do resíduo.” O modelo implica a contratação de cooperativas de trabalhadores que são treinados para reprocessar os uniformes de acordo com as demandas das empresas contratantes.

Para saber mais e apoiar a ideia da Retalhar no Desafio Méliuz Startup para empreendedores acesse http://www.meliuz.com.br/desafiomeliuz/startup/retalhar-costurando-ideias#desafio.