Quem são os líderes da sustentabilidade, como agem e pensam, em que valores acreditam? Foi justamente tentando responder a essas perguntas que o jornalista e consultor Ricardo Voltolini escreveu o livro Conversas com Líderes Sustentáveis, a ser lançado, em São Paulo, no dia 2 de junho, pela editora Senac-SP. Além de fazer um apanhado teórico da discussão da liderança, contextualizando-a a partir dos desafios atuais da sustentabilidade e com base em ideias de pensadores como Peter Drucker, Charles Handy, Peter Senge, John Naisbitt e Waine Visser, Voltolini entrevistou 10 presidentes de empresas já consagrados no tema.
Foram retratados no livro Fábio Barbosa (Santander), Guilherme Leal (Natura), Luiz Ernesto Gemignani (Promon), Franklin Feder (Alcoa), José Luciano Penido (Fibria), Kees Kruythoff (Unilever), Paulo Nigro (Tetra Pak), Miguel Krigsner (O Boticário), Héctor Núñes (ex-Walmart) e José Luiz Alquéres (ex-Ligth). “São presidentes que acreditam no conceito e trabalham cotidianamente para inseri-lo no coração de seus negócios e na cultura das empresas que dirigem. Mais do que isso, são líderes que formam líderes. O livro não se propõe a contar histórias lineares de sucesso. Mas a mostrar como esses líderes pensam, fazem suas escolhas, tomam decisões, enfrentam obstáculos e valorizam o conceito. A intenção é que as narrativas inspirem jovens líderes a adotar a sustentabilidade como driver de suas vidas profissionais”, afirma Ricardo Voltolini.
Estudo desenvolvido pela consultoria Ideia Sustentável apontou cinco pontos comuns nas empresas em que o conceito avançou mais. A presença de um líder que acredita apaixonadamente no tema é o principal deles. A prevalência da noção de oportunidade, a inserção na estratégia de negócio, a capacidade de envolver e educar as partes interessadas e a de comunicar constituem as outras quatro características.
O lançamento do livro será realizado no Cine Livraria Cultura (Conjunto Nacional), em evento* que contará com a presença dos presidentes entrevistados. Será uma rodada de palestras curtas e inspiracionais, baseadas na dinâmica de TED Talk, com o objetivo de partilhar com uma plateia de convidados alguns dos insights registrados no livro.
Na mesma noite, com o apoio desses presidentes, a consultoria Ideia Sustentável apresentará, ainda, o projeto Plataforma Liderança Sustentável 2011, que pretende realizar, até o final do ano, cinco encontros similares em capitais brasileiras. “A ideia da Plataforma é identificar, inspirar e conectar jovens líderes de todo o País, oferecendo-lhes a possibilidade de trocar experiências, receber informação relevante, conhecer as histórias dos líderes de sustentabilidade mais importantes do Brasil e começar a escrever as suas próprias. Esses encontros serão registrados para posterior disseminação. Haverá ainda um portal específico, ligado ao Portal Ideia Sustentável, no qual os líderes poderão acessar estudos e pesquisas importantes sobre o tema, encontrar pares e registrar seus individual cases”, afirma Voltolini.
Segundo Ricardo Voltolini, a iniciativa de partilhar histórias para inspirar jovens líderes contribuirá, de algum modo, para fortalecer a importância na gestão de determinados conhecimentos, habilidades e valores implícitos no universo conceitual da sustentabilidade, reforçando a ideia de que o tema representa um valor para o negócio. “Os líderes retratados no livro estão ou estiveram à frente de empresas bem-sucedidas. Com as suas narrativas, queremos demonstrar que é possível ser um líder sustentável. E, mais do que isso, é urgente inserir a sustentabilidade no centro dos negócios como um novo imperativo para o mercado e a sociedade neste século 21”, conclui.
Veja abaixo alguns trechos do pensamento de alguns dos líderes entrevistados no livro:
A liderança coerente
“Não posso pregar no banco respeito à diversidade, combate a corrupção e preservação do meio ambiente, se fora dele maltrato as pessoas por conta de diferenças sociais, transfiro pontos da minha carteira de motorista para a de outra pessoa e jogo lixo na rua. Os colaboradores estão muito atentos às incoerências dos líderes. (…) Antigamente, o líder ficava na frente da tropa, dava ordens e as pessoas as cumpriam. Hoje, ele precisa cativar as pessoas e, regularmente, olhar no retrovisor para ver se tem gente seguindo”
Fábio Barbosa, presidente do Conselho do Santander, Banco Santander.
O líder em sustentabilidade
“Antes de mais nada, (o líder em sustentabilidade) deve conhecer profundamente a cadeia de valor do seu produto. Precisa vestir uma calça jeans, ver de perto a fonte de geração da matéria-prima, uma estação de triagem ou o processo de venda, acompanhar cada etapa e conversar com todos os atores envolvidos, prestando atenção no quanto os elos são construídos sobre práticas que fortalecem os pilares econômico e ético-socioambiental. Tem que entender qual é o seu papel na cadeia. Não dá para sentar no banco de trás, é preciso estar ao volante. E no volante, precisa ter a coragem para mudar sempre que observar fraqueza em algum dos elos. Quando um líder conhece por inteiro o seu negócio, ele ganha mais credibilidade.”
Paulo Nigro, diretor-presidente da Tetra Pak, “O bom reciclador ao planeta retorna”.
O líder e a noção de interdependência
“Cuidar do outro e do planeta é cuidar de si próprio. Cuidar da comunidade onde se vive é cuidar de si próprio. Não adianta, portanto, querer cuidar apenas de si, de sua família ou de sua empresa. Não há o fora e o dentro. Estamos tudo e todos interligados. Dependemos uns dos outros e do sistema natural que garante nossa vida. O líder desses tempos deve ter a sensibilidade de perceber o essencial. Isso significa liderar com valores.”
Guilherme Leal, copresidente do Conselho da Natura, “Liderança com Eros à flor da pele”.
Sobre Ideia Sustentável
É uma empresa especializada em produção de conhecimento, estratégia e inteligência em sustentabilidade. Atua em quatro frentes. Na de Consultoria, apóia empresas na definição de políticas e diretrizes de sustentabilidade. Em Educação, prepara gestores e líderes para os desafios da inserção do conceito no negócio. Em Conteúdos, elabora estudos e pesquisas, utilizando metodologia própria denominada Observatório de Tendências em Sustentabilidade. A quarta frente é a de Comunicação.
Ideia Sustentável edita, há seis anos, uma revista de mesmo nome, especializada em tendências de sustentabilidade.
Clique aqui e saiba mais.
*Evento exclusivo para convidados
** Publicado originalmente no site da Ideia Sustentável.