Financiamento coletivo aponta novo rumo para o mercado editorial

Um grupo de mais de 25 autores está contando com a ajuda de internautas para que um livro saia do papel ou melhor, vire papel.

O “Clube da Leitura: Modo de Usar – Vol. II” poderá ser publicado graças às doações que vem recebendo no Movere.me, site que trabalha com financiamento colaborativo , ou crowdfunding. O conceito é novo e tem ajudado a tornar realidade projetos bacanas, que precisam de um empurrão – e dinheiro.

A obra foi organizada por um grupo de cariocas amantes da literatura, que se reúnem em saraus na livraria Baratos da Ribeira, em Copacabana. Ela trará duzentos contos elaborados desde 2009 nesses encontros de autores amadores. É a segunda vez que o coletivo lança um livro, mas a primeira em que recorrem ao crowdfunding, e aprovam a inciativa.

Maurício Gouveia, um dos membros do Clube, diz que o financiamento colaborativo tornou a publicação do livro bem mais fácil que a do primeiro volume, que saiu em 2007. Com apoio dos internautas, o investimento dos autores e ilustradores pôde ser menor, então, o livro irá mais rapidamente para as lojas.

Outro diferencial desse segundo volume é ter a participação dos doadores na elaboração do conteúdo. Dependendo da quantia de dinheiro oferecida, eles podem ajudar na escolha dos melhores contos que serão impressos. Isto acontece porque uma das formas de incentivar as arrecadações no Movere-me é oferecer “recompensas”, que vão de livros e dvds a passeios com artistas e ingressos para shows.

Maurício conta que buscava interatividade entre autores e leitores, e por isto teve a ideia de oferecer como recompensa pela participação. “Os autores têm sempre uma visão pouco distanciada da obra, porque, obviamente, têm apego a ela. Mas os leitores agregam uma visão de fora que legitima a publicação do livro ao decidir quais contos devem ou não fazer parte dele”, diz.

Para ele, as redes sociais estão tendo um papel importante para que projetos como esse possam se tornar realidade. “Mesmo com a internet, os escritores continuam querendo ter seus livros impressos. As redes sociais existem para concretizar projetos no mundo real, e o Clube da Leitura está se beneficiando dessa ferramenta”.

Mesmo com a meta alcançada, o livro ainda ficará até 2 de agosto no site aberto a doações.  Maurício prevê que com mais colaboradores, o livro terá uma tiragem maior do que as 500 cópias iniciais e poderá ser vendido além do Rio de Janeiro.

* Publicado originalmente no site As Boas Novas.