Venezuela: Caracol africano avança cem quilômetros ao ano
Honduras: Proposta de micro-hidrelétricas
Brasil: Amazônia em enciclopédia virtual
Cuba: Biopesticidas contra a malária na África

*********************************************
VENEZUELA – Caracol africano avança cem quilômetros ao ano

Caracas, 4 de julho de 2011 (Terramérica).- As áreas verdes de dezenas de condomínios da cidade venezuelana de Lechería, no Mar do Caribe, sofrem a invasão do caracol gigante africano (Achatina fulica), presente em quase toda a América do Sul e em ilhas caribenhas como Barbados, Guadalupe, Martinica e Santa Lucía.

Foi detectado em parques do noroeste venezuelano em 1997, se reproduziu com grande rapidez e avança à velocidade de cem quilômetros por ano em áreas urbanas do Nordeste. A Prefeitura de Lechería prepara um plano de combate, com coleta e incineração de exemplares.

“Este caracol pode conter vetores da meningite eosinofílica, uma grave doença do sistema nervoso, ou hospedar temporariamente o parasita que causa a angiostrongilose, que destroi artérias no abdômen”, disse ao Terramérica  de o professor de zoologia tropical na Universidade Central da Venezuela, Rafael Martínez.

Originário da África oriental, o caracol é praga de cultivos, sendo capaz de alimentar-se de pelo menos 500 espécies vegetais.

*********************************************
HONDURAS – Proposta de micro-hidrelétricas

Tegucigalpa, 4 de julho (Terramérica).- O governo de Honduras e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) analisam a construção de 50 microcentrais hidrelétricas nos próximos cinco anos.

Seriam instaladas em locais de interesse natural e serviriam não apenas para fornecer energia às comunidades, como também para montar uma rede de bacias hídricas e corredores ecológicos com a restauração de paisagens florestais, disse ao Terramérica a titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Hilda Hernández.

A área compreende 150 mil hectares de floresta e a intenção é beneficiar cerca de 200 mil famílias, acrescentou.

O manejo integrado de ecossistemas e bacias permitirá impulsionar o desenvolvimento das comunidades, mediante a geração elétrica e com uso sustentável dos recursos naturais, disse ao Terramérica o funcionário do Pnud, Luca Renda.

*********************************************
BRASIL – Amazônia em enciclopédia virtual

Rio de Janeiro, 4 de julho de 2011 (Terramérica).- O site colaborativo Wikiflora será uma plataforma para registrar informação sobre a biodiversidade da Amazônia, graças à associação entre o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) e a empresa IBM.

Com a colaboração de professores, cientistas e da sociedade em geral, o portal formará um banco de dados sobre a biodiversidade amazônica. “Deixaremos disponíveis os registros biológicos existentes, e os usuários poderão comparar plantas já conhecidas ou descrever novas espécies. Pretendemos incentivar novos estudos, além de informar”, explicou ao Terramérica o pesquisador da IBM, Sérgio Borges.

“As informações serão analisadas por especialistas antes da publicação”, acrescentou Sérgio. A primeira versão do Wikiflora, com 2.500 espécies registradas, será apresentada na Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que acontecerá em junho de 2012 no Rio de Janeiro.

*********************************************
CUBA – Biopesticidas contra a malária na África

Havana, 4 de julho de 2011 (Terramérica).- Está dando bons resultados um programa integral de luta contra a malária realizado em vários países da África com produtos biológicos e tecnologia de Cuba, segundo o estatal Laboratórios Biológicos Farmacêuticos (Labiofam).

Para controlar a malária, uma importante causa de morte na região, “são usados os biolarvicidas Bactivec e Griselesf fabricados pelo Labiofam”, disse ao Terramérica a diretora do departamento de exportações, Ana Lidia Fraga.

Os biolarvicidas são usados para erradicar os mosquitos transmissores e são inócuos para a saúde humana e o meio ambiente. Para ampliar a produção, está sendo construída uma fábrica desses produtos na Tanzânia e outra está planejada para a África do Sul.

Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.