Arquivo

Eleições parlamentares refletem os avanços democráticos

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 9/6/2015 – As eleições do Conselho Federal Nacional (parlamento) dos Emirados Árabes Unidos deste ano representa mais um passo para os direitos democráticos e civis que permitem à cidadania participar da governança, destacou o diário local Khaleej Times. “Os Emirados acompanham os tempos apesar dos conflitos regionais ao promover a participação de seus cidadãos na causa democrática”, afirma o editorial do jornal.

A representação do povo no governo e nos órgãos de decisão cresce desde as primeiras eleições legislativas de 2006. A maturidade do eleitorado é patente na medida em que se aproximam as eleições de 3 de outubro, quando terão que eleger 20 candidatos para a assembleia de 40 membros. Os outros 20 são designados pelos governadores de cada emirado.

Em sinal das intenções do governo para que a população participe da governança, pela primeira vez os cidadãos residentes no exterior poderão votar. A votação acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro nas embaixadas emiratenses. Envolverde/IPS