Arquivo

Especialistas em mudança climática debatem adaptação

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 23/6/2015 – O Ministério das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos organizou um painel em colaboração com a 21ª Conferência das Partes (COP 21) da Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (CMNUCC) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), sobre a Iniciativa de Lima em Conhecimento e Adaptação, para a região do Conselho de Cooperação do Golfo, em Abu Dhabi. O painel aconteceu na sede da Iniciativa Global de Dados sobre Ambiente (Agedi), neste emirado.

Os impactos da mudança climática repercutirão nas regiões e em seus ecossistemas de muitas maneiras, segundo as previsões. As consequências serão sentidas na produção agrícola, disponibilidade de água, infraestrutura costeira, biodiversidade e saúde, entre outros. Entretanto, a falta de informação sobre chuvas, elevação do nível do mar, entre outros, costumam ser barreiras para o sucesso das medidas de adaptação.

O painel procurou promover iniciativas benéficas para o Golfo mediante a identificação e a priorização dp conhecimento ali onde falta, e formas de gerá-lo. Há bons exemplos de intervenções e pesquisa, mas os participantes concordaram que se pode fazer muito mais. Entre os presentes se destacavam pesquisadores de organizações internacionais e instituições acadêmicas da região, representantes de entidades federais e locais, bem como negociadores nas conversações internacionais sobre mudança climática. Envolverde/IPS