Arquivo

Cessar-fogo no Iêmen deve levar ao diálogo

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 28/7/2015 – “A decisão da Arábia Saudita de forjar outro cessar-fogo no Iêmen é uma iniciativa bem-vinda”, afirmou o editorial do jornal em inglês Khaleej Times, dos Emirados Árabes Unidos. Isso permitirá que as agências humanitárias internacionais reiniciem seu trabalho, pois mais de 80% da população deste país de 25 milhões de habitantes sofre uma dura situação.

“A deteriorada situação não se deve apenas às atuais escaramuças entre a coalizão liderada pela Arábia Saudita e os rebeldes huties, mas principalmente devido ao bloqueio econômico imposto a um dos países mais pobres do mundo árabe”, apontou o jornal.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), centenas de crianças morreram em enfrentamentos, e o bombardeio intermitente deixou muitas pessoas na miséria. Mais de dois milhões de iemenitas abandonaram o país ou vivem em um estado infame na fronteira.

“A trégua deve ser vista como uma oportunidade para começar o suspenso processo diplomático, e que o país afetado pela guerra volte à normalidade. Teerã, que apoia clandestinamente os huties, faria melhor em dar um passo atrás e deixar que o desacordo político nesse país árabe se resolva. Os ataques aéreos e o bombardeio indiscriminado em áreas povoadas devem acabar imediatamente. Este cessar-fogo deve ser diferente das anteriores tentativas falidas e deve levar a um amplo diálogo”, ressaltou o Khaleej Times. Envolverde/IPS