O grupo Carrefour estabeleceu a meta de reduzir em 40% a emissão de CO² em suas lojas até 2025 em relação a 2010. A informação foi divulgada hoje na Conferência Ethos 360°, em São Paulo, pelo diretor global de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Bertrand Swiderski. “Para inverter a atual tendência de mudança climática, estamos conscientes de que temos de levar a uma mobilização sem precedentes na história, colocando em rede todas as iniciativas, a fim de nos concentrarmos nas questões mais importantes”, afirma Bertrand Swiderski. Com o apoio de suas 11,9 mil lojas em todo o mundo, seus 380 mil colaboradores e seus fornecedores e clientes, o Carrefour está empenhado na implementação de soluções concretas e no encorajamento de uma grande mobilização em torno das questões climáticas. “Para enfrentar os desafios atuais de desenvolvimento climático temos de “jogar em equipe”, especialmente entre empresas e entidades”, completa Swiderski. O Carrefour realiza diversas ações contra o desperdício de alimentos e já doou o equivalente a 88 milhões de refeições a associações contra a fome no mundo. Em 2014, reciclou mais de 50 mil toneladas de resíduos, convertendo resíduos orgânicos em biometano. O grupo implementou ainda uma série de iniciativas contra o desperdício de energia, incluindo a instalação de um sistema de refrigeração com consumo energético reduzido e de equipamentos com portas isolantes. Com relação à luta contra o desmatamento, o Grupo Carrefour está trabalhando junto a suas principais cadeias de abastecimento (madeira, papel, óleo de palma, soja e gado) para mobilizar seus fornecedores e se compromete com a rastreabilidade dos seus produtos, a fim de impedir o desmatamento. No Brasil, mais de 60% da energia utilizada nas lojas do Carrefour é proveniente de fontes alternativas como eólica, biomassa e de pequenas centrais hidroelétricas, que são consideradas fontes de energia de baixo carbono. Além disso, são adotadas medidas simples que garantem bons resultados como a iluminação à base de LED e a substituição de balcões frigoríficos por modelos fechados. Somente essas medidas foram responsáveis pela redução de mais de 25% na emissão de CO² por metro quadrado de loja no último ano. Na malha logística, o aperfeiçoamento no processo de entregas reduziu o número de viagens evitando, em 2014, a emissão de 300 toneladas de CO². (Envolverde)
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