Política Pública

Cooperação entre países em desenvolvimento é crucial para alcançar ODS

Agricultores da Mongólia colhem cenouras em programa de cooperação Sul-Sul FAO entre a China e Mongólia. Foto: FAO
Agricultores da Mongólia colhem cenouras em programa de cooperação Sul-Sul FAO entre a China e Mongólia. Foto: FAO

“Todos os países em desenvolvimento, independente de seu tamanho ou nível de desenvolvimento, têm capacidades e experiências que podem ser compartilhadas”, disse, neste sábado (26), o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, durante um encontro sobre a cooperação Sul-Sul – termo usado para descrever as relações entre os países em desenvolvimento – co-organizado com o presidente chinês, Xi Jinping, durante a Cúpula sobre o Desenvolvimento Sustentável, que acontece na sede da ONU, em Nova York.

“A cooperação Sul-Sul terá um papel fundamental na implementação da Agenda 2030 e na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, disse Ban, um dia após a Assembleia Geral ONU ter adotado o plano para acabar com a pobreza extrema, lutar contra a desigualdade e combater as mudanças climáticas até 2030.

Lembrando que os países do sul do planeta têm sido fundamentais na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e no crescimento global nos últimos 15 anos, o secretário-geral afirmou que a cooperação Sul-Sul “pode fornecer soluções rentáveis e replicáveis para os desafios enfrentados por muitos países em desenvolvimento”.

Na ocasião, Ban também prometu o pleno empenho de todo o Sistema da ONU para ajudar os países em desenvolvimento a alcançar a Agenda 2030. (ONU Brasil/ #Envolverde)

* Publicado originalmente no site ONU Brasil.