Ambiente

Mudanças Climáticas será tema de “Reality” entre a Amazônia e os Andes

Inspirado em estudos do cientista Antonio Nobre(INPE), o “Reality Nascentes da Crise”  abordará experiências vivenciadas em viagem entre o Acre e o Peru. A região onde a umidade amazônica que irriga o centro-oeste e sudeste do Brasil “faz a curva”.

Entre os dias 12 e 30 de outubro, a Amazônia brasileira e peruana, além da Cordilheira dos Andes serão o cenário de uma experiência inédita. Com o intuito de informar, desmistificar e de ilustrar por meio fotos, videos e pequenas reportagens, o autor de “Reality” e de guias de viagens Diego Gazola percorrerá essa região. Ele irá compartilhar e interagir, ao vivo por meio das mídias sociais, as suas vivências em uma expedição entre Rio Branco, capital do Acre e Cusco no Peru.

O “Reality” será veiculado no página do Facebook, Mude de Ideia. “O projeto, sem caráter científico, tem como foco vivenciar in loco a localização onde a umidade vinda da floresta amazônica muda de direção. Assim, ali, buscar elementos que permitam, eventualmente, narrar histórias que associem as experiências com o desmatamento da Amazônia, as mudanças climáticas, e, consequentemente, à crise da água no centro-oeste e sudeste do Brasil”, revela Gazola.

Segundo o viajante, o trajeto percorrido é o único que permite experienciar a transição entre a Amazônia e a Cordilheira dos Andes através de estradas asfaltadas, a partir do Brasil. É nessa região que, segundo o Relatório “O Futuro Climático da Amazônia” de Antonio Nobre, os rios aéreos de vapor vindos da grande Floresta fazem uma curva, e segue no sentido sudeste do Brasil, principalmente no verão. Gazola aborda que o tema da água demanda um pensamento sistêmico: “No início de 2014 houve a maior cheia do rio Madeira no Acre, enquanto isto, no mesmo período, vivenciávamos a grave crise de acesso à água no Sudeste do Brasil”, pontua.

Cusco, localizada a 3.400m de altitude, será a cidade-base para a exploração dos diversos caminhos que conectam a Cordilheira dos Andes às franjas da Amazônia peruana. Um dos destaques do roteiro é a estrada que leva ao vilarejo de Santa Maria, nos arredores de Machu Picchu. A “Cidade Perdida dos Incas” está sincronicamente localizada na transição entre os altiplanos andinos peruanos e a maior floresta tropical do Planeta.

Nascentes da Crise é uma realização da Muda de Ideia, e conta com o apoio institucional do coletivo Permacultores Urbanos, Escola de Cisternas, Instituto Lixo Zero Brasil e Portal AcreaoVivo.com . Outros potenciais parceiros de divulgação e conteúdo, tais como: Observatório do Clima, Fórum Clima, GVCes, SOS Mata Atlântica, Instituto Arapyaú, Amigos da Terra, ISA, Aliança Pela Água, Greenpeace, WWF, 350.org, Catraca Livre, Envolverde, Página 22, EcoD, Plurale, entre outros estão sendo contatados.

O relatório de Avaliação Científica “O Futuro Climático da Amazônia” está disponível em PDF nos idiomas: português, inglês e espanhol: http://goo.gl/CPXuzT

Assista ao video-teaser de divulgação do “Reality Nascentes da Crise”:

 

Sobre o viajante Diego Gazola

Durante os últimos 13 anos, Diego Gazola viajou para todos os Estados brasileiros realizando pesquisas de conteúdo para publicações da editora Empresa das Artes e para a Muda de Ideia.
Em 2014 foi apresentador do reality Expedición RCN Brasil 2014 para a rede de TV colombiana RCN Televisión. Durante essa expedição, que seguiu de Bogotá até o Rio de Janeiro, teve a oportunidade de compartilhar as diversas curiosidades deste roteiro de quase dez mil quilômetros rumo à Copa do Mundo.

 

Já em 2015 desenvolveu o “Reality VamosparaParintins.com.br”, compartilhando experiências durante uma viagem à Ilha Tupinambarana em meio ao rio Amazonas durante o Festival de Parintins.

Participou das Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas: na Dinamarca(COP15), no México(COP16) e África do Sul(COP17). E seu intuito, é levar e compartilhar o resultado do “Reality Nascentes da Crise” na COP21 – que será realizada na França em dezembro de 2015. (#Envolverde)