Arquivo

Acordo de Paris deve ser inclusivo

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 26/11/2015 – Os seres humanos não têm maior desafio do que salvar a Terra da destruição, que a cada dia se torna mais provável, porque não insistimos no desenvolvimento sustentável, afirmou o jornal The Gulf News, dos Emirados Árabes Unidos.

Por isso é tão importante a 21ª Conferência das Partes (COP 21) da Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (CMNUCC), que começará no dia 30 e terminará em 11 de dezembro, reunindo mais de 190 países, a fim de assinar um novo acordo mundial de redução de emissões de gases-estufa, acrescentou o diário.

Segundo o jornal, “os Emirados ajudam a marcar o caminho, destinando uma parte significativa de sua renda com petróleo à pesquisa e em apoio às energias renováveis”. Abu Dhabi é a sede do centro de pesquisa em Masdar e da Agência Internacional de Energia Renovável, e também organiza a Semana da Sustentabilidade em Abu Dhabi, a maior reunião anual sobre energias limpas, água e sustentabilidade, destacou Sultan bin Ahmed Sultan Al Jaber, ministro de Estado e enviado especial para Energia e Mudança Climática.

“Um acordo sólido em Paris, que reúna um apoio generalizado, não é um fim em si mesmo, mas faz parte de um processo que deve ser suficientemente flexível para criar um processo contínuo a fim de nutrir a sustentabilidade. O acordo de Paris deverá incluir toda a humanidade para que todos possamos avançar na direção correta”, concluiu o The Gulf News. Envolverde/IPS