Arquivo

Dubai dá o exemplo em energia limpa

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 1/12/2015 – No início da 21ª Conferência das Partes (COP 21) da Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (CMNUCC), Dubai é um exemplo a ser seguido, destaca o jornal The Gulf News, dos Emirados Árabes Unidos.

A Estratégia de Energia Limpa de Dubai 2050 é um plano ambicioso e totalmente necessário para que o emirado deixe de depender dos hidrocarbonos e incorpore à sua matriz 70% de fontes limpas até 2050, uma iniciativa audaciosa que foi anunciada esta semana pelo vice-presidente e primeiro-ministro, xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, que também é governador de Dubai.

“O ambicioso plano de Dubai é se converter na cidade com a menor pegada de carbono do mundo até 2050 e, mais importante, estabelecer um modelo sustentável que possa ser usado por outras cidades que buscam impulsionar o crescimento econômico sem prejudicar o ambiente”, destacou o diário.

A estratégia para 2050 pode parecer ambiciosa, mas começa de forma realista com a intenção de conseguir que 7% da matriz energética seja alimentada por fontes limpas até 2020. A mesma se baseia em investimentos substanciais em parques solares Al Marmum, que transformarão a equação energética nas próximas décadas e provarão ao mundo duvidoso que a energia solar pode alimentar grandes projetos urbanos. Envolverde/IPS