Arquivo

Dubai na luta contra a mudança climática

Dubai, Emirados Árabes Unidos,10/12/2015 – Os Emirados Árabes Unidos enviaram suas contribuições previstas e determinadas em nível nacional (INDC), junto com 145 países, à Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (CMNUCC), um reflexo de seu forte compromisso com a busca por soluções para o aquecimento global.Esse país busca adotar boas práticas e uma boa administração ambiental em energia com várias estratégias, planos de ação e iniciativas.

Dubai, em particular, se propôs ambiciosos projetos em matéria de energias limpas, com a Autoridade de Água e Eletricidade à frente com maiores metas, melhor gestão da demanda e mais redução da pegada de carbono, em consonância com as pautas dispostas pelo Conselho Supremo de Energia desse emirado.

As INDC representam um avanço significativo para descarbonizar as economias. Para evitar que a temperatura global média aumente mais do que dois graus Celsius até 2100, é fundamental que seja adotado um novo acordo universal na COP 21, que acontece em Paris até amanhã.

“Nossa Estratégia de Redução do Carbono é a primeira de seu tipo na região e converterá o país em um modelo de sustentabilidade e iniciativas verdes”, destacou Said Mohammed Al Tayer, vice-presidente da Autoridade de Água e Eletricidade de Dubai.

“As INDC refletem o compromisso da comunidade global de começar uma nova era para reduzir o aquecimento do planeta. Os governos expressaram, dessa forma, que estão decididos a desempenhar um papel na concretização desse objetivo”, afirmou ChristianaFigueres, secretária executiva da CMNUCC.

As temperaturas globais médias aumentaram 1,2 grau Celsius entre janeiro e setembro deste ano, em relação ao período 1859-1990. Envolverde/IPS