Arquivo

Uma frente ampla para dialogar na Síria

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 11/12/2015 – Uma variedade de grupos de oposição na Síria se reúne pela primeira vez para conseguir um entendimento para que possam manter um diálogo com o regime de Damasco, afirmou o jornal emiratense The Gulf News.

“É animador que essa importante reunião que acontece na Arábia Saudita inclua grupos de todo o espectro político, desde nacionalistas laicos, passando por organizações religiosas associadas à Al Qaeda, até representantes da oposição que o regime tolerava antes da guerra civil, o que pode demonstrar certa disposição do presidente Bashar al Assad de ouvir os outros”, acrescentou o diário.

Para oThe Gulf News, “a chave é que os grupos religiosos que participam da reunião se mostrem dispostos no terreno a trabalhar com outros, o que contrasta com o terrorismo do Estado Islâmico e do Jabhat Al Nusra, excluídos das conversações”.É mais prejudicial os sauditas não terem convidado o YPG, o grupo curdo da Síria, vinculado ao PKK da Turquia, que controla grandes partes do norte do território sírio, acrescentou o jornal.

É possível que sauditas e turcos queiram construir um grupo coerente para dominar a frente opositora emergente, mas os curdos sírios devem participar em um futuro próximo, apesar dos receios da Turquia, para construir uma oposição forte com todas as facções que possam conseguirum acordo com os elementos sobreviventes do regime de Assad e reconstruir uma Síria forte e inclusiva. Envolverde/IPS